TV 247 logo
    HOME > Poder

    Presidente da Câmara recua e revoga recriação de 300 cargos

    Temendo a repercusso poltica negativa da proposta, Marco Maia (PT-RS) volta atrs, em menos de 24 horas, e diz que no permitir nomeaes de nenhum servidor para postos anteriormente extintos

    Presidente da Câmara recua e revoga recriação de 300 cargos (Foto: ANDRE DUSEK/AGÊNCIA ESTADO)
    Roberta Namour avatar
    Conteúdo postado por:

    Na última sessão de votação do ano, a Câmara aprovou projeto criando 66 cargos para atender ao PSD, ao custo de R$ 10 milhões ao ano, revogando a decisão de extinguir cargos vagos, e deu poderes ao presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), para fazer alterações na estrutura funcional da instituição, mudando, por exemplo, lotação de funcionários dos diversos departamentos da Casa.

    O texto, assinado pelo presidente, revogou a decisão de 1995 de extinguir 865 cargos à medida que fossem ficando vagos. Desse total, restam em torno de 300 cargos para ser transformados e preenchidos, com salário inicial de R$ 5.200.

    À noite, após a aprovação do texto, temendo a repercussão política negativa da proposta, Maia recuou e anunciou que vai revogar o texto. "Nós vamos, por ato da Mesa, repor a condição anterior, não permitindo que haja nomeações de nenhum servidor para esses cargos que já estavam anteriormente extintos", afirmou. A aprovação do projeto foi de forma simbólica, sem o registro dos votos no painel eletrônico.

    Dos 66 postos para o PSD preencher por apadrinhados políticos da bancada, 56 são Cargos de Natureza Especial (CNEs) e 10 são Funções Comissionadas (FCs). O líder do partido, deputado Guilherme Campos (SP), afirmou que obteve o compromisso do presidente da Casa de que o PSD terá mais 40 postos em 2013.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: