CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Prisão de Valério deixa Congresso apreensivo

Em agosto, na crise dos Transportes, o ru no processo do Mensalo alertava o governo para a importncia de cuidar do deputado Valdemar Costa Neto ( dir.), que tem o lder do PR, Lincoln Portela ( esq.), como brao-direito; pelo jeito, s esqueceram de cuidar de Valrio

Prisão de Valério deixa Congresso apreensivo (Foto: MARCELO PRATES/AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Era agosto quando o empresário Marcos Valério alertava o governo para o risco de não cuidar das relações com o deputado Valdemar Costa Neto (PR), seu colega como réu no processo do Mensalão. O conselho, um franco "Cuidem do Valdemar", foi devidamente registrado por reportagem do 247, que expôs a influência de Valdemar não apenas no Ministério dos Transportes, mas no governo. Valério não deixou claras as razões por que os governistas deveriam se preocupar com o homem forte do PR – na ocasião, caía o então ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, abalando a relação do partido com o governo –, mas a dica surtil efeito (a ministra Ideli Salvatti foi convocada para acalmar os ânimos no PR) e revelou que o operador do Mensalão ainda sabe muito sobre os meandros governamentais.

Sabe tanto que deve estar provocando apreensão no Congresso Nacional. Os meandros conhecidos por Valério podem vir à tona agora que o empresário foi preso durante a Operação Terra do Nunca, em Belo Horizonte, por conta de acusações de grilagem de terras na Bahia. Quem estaria na lista das últimas ligações de Marcos Valério? A pergunta é inevitável, já que a operação policial que o levou à cadeia nesta sexta-feira dificilmente não envolveu escutas telefônicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A prisão de Valério também aumenta a expectativa sobre o julgamento do Mensalão, previsto para o primeiro semestre de 2012. Será também um julgamento sobre o primeiro governo do ex-presidente Lula, já que um dos principais réus é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O PT nega a existência do Mensalão, mas admite a prática de “caixa dois” de campanha. Jefferson, durante todo o processo, tentou fazer com que Lula fosse também tornado réu no Mensalão, mas não conseguiu.

Transferência

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de preso em Belo Horizonte – a polícia foi buscá-lo em casa, às 6h, Valério e outros três detidos foram encaminhados para Salvador, para prestar depoimento. Lá, os quatro detidos se reúnem a outros 11 acusados, um deles a mãe do piloto de Fórmula 1 Luiz Razia, a ex-tabeliã do município de Barreiras, vizinho de São Desidério, Ana Elizabete Vieira Santos.

A Polícia Civil baiana, em conjunto com o Ministério Público da Bahia e de Minas Gerais, cumpriu 23 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo juiz da comarca de São Desidério, Gabriel Moraes Gomes, a pedido do MP, em três Estados (Minas Gerais, Bahia e São Paulo). As investigações duraram 17 meses. São dez presos na Bahia, quatro em Minas e uma em São Paulo - o empresário Marcus Vinícius Rodrigues de Martins.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os suspeitos, empresários, advogados e funcionários de órgãos públicos da Bahia, são acusados de falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa e formação de quadrilha. Eles teriam montado um esquema de registro de imóveis inexistentes, que eram dados como garantia de transações financeiras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO