CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

PSOL e Rede avaliam recuar de veto a alianças com partidos de direita, diz Globo; Juliano Medeiros nega

O veto foi aprovado em assembleia pela federação entre Psol e Rede e gera entraves em estados como Rio de Janeiro e São Paulo

Heloísa Helena (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Reportagem do jornal O Globo noticiou nesta segunda-feira (20) que dirigentes do PSOL e da Rede Sustentabilidade avaliam recuar do veto a alianças com partidos classificados como "da velha direita neoliberal" e da base de Jair Bolsonaro, entre eles PSDB, MDB e PSD. O veto foi aprovado em assembleia pela federação entre Psol e Rede e gera entraves em estados como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em nota, porém, o presidente do PSOL negou o movimento. "O PSOL informa que não há qualquer debate no interior da federação PSOL/Rede sobre a revisão da politica de alianças da federação. A resolução aprovada veta o apoio a partidos da base do governo Bolsonaro e aos partidos da direita neoliberal. Casos em que esses partidos declararem apoio a candidatos de esquerda com os quais PSOL e Rede estiverem aliados, serão analisados pontualmente", diz o texto assinado pelo presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), apoiado pela federação Psol/Rede, tem conversas avançadas para que César Maia (PSDB) seja vice na chapa pelo governo. O diretório estadual do partido já se posicionou contra a aliança com os tucanos. Em São Paulo, a candidatura de Fernando Haddad (PT), também apoiada pelo PSOL, vem tentando atrair o PSD.

De acordo com a resolução sobre a política de alianças da federação Psol/Rede, aprovada no dia 9 de junho, estão vetadas alianças eleitorais nos estados “com partidos da base de apoio a Bolsonaro, tais como PL, PP, PR, PTB, PSD e outros”. Além disso, a federação proíbe coligações “com os velhos partidos da direita neoliberal, como MDB, PSBD, União Brasil, Podemos, Avante e Novo". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vice-presidente da federação, Heloísa Helena (Rede), afirmou que até o momento as alianças das chapas com PSDB e PSD ainda não foram negociadas entre as partes. "Minha mãe sempre dizia 'Cada dia com sua agonia'. Portanto, quando o assunto for tratado entre candidaturas e a federação, o assunto será debatido", disse ela. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO