TV 247 logo
      HOME > Poder

      PT pede que o STF “fatie” denúncias contra Temer e ministros

      Se depender do PT, Michel Temer e seus aliados ainda não poderão cantar vitória por enterrar a segunda denúncia da PGR na Câmara; os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e José Guimarães (PT-CE) pediram nesta segunda-feira (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que fatie a votação da denúncia contra Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral); a Câmara definiu que será feita somente uma votação, mas os deputados do PT querem o fatiamento, com quatro votações: acusação contra Temer por obstrução de Justiça; acusação contra Temer por organização criminosa; acusação contra Padilha por organização criminosa; acusação contra Moreira por organização criminosa; 

       Moreira Franco Michel Temer Eliseu Padilha (Foto: Giuliana Miranda)
      Giuliana Miranda avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e José Guimarães (PT-CE) pediram nesta segunda-feira (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que fatie a votação da denúncia contra  Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral).

      A sessão em que os deputados decidirão se autorizam ou não o prosseguimento da denúncia para análise do Judiciário está marcada para esta quarta (25).
      A Câmara definiu que será feita somente uma votação, mas os deputados do PT querem o fatiamento, com quatro votações:

      - Acusação contra Temer por obstrução de Justiça;
      - Acusação contra Temer por organização criminosa;
      - Acusação contra Padilha por organização criminosa;
      - Acusação contra Moreira por organização criminosa.

      Mais cedo, nesta terça, o ministro do STF Marco Aurélio Mello negou pedido semelhante, apresentado por um deputado do PCdoB. Para o ministro, cabe à Câmara definir o rito da votação.

      O resultado da votação desta quarta, pelo rito definido pela Câmara, valerá para Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

      "Retirar a prerrogativa de escolha dos parlamentares, obrigando-os a se manifestar em única votação de 'sim' ou 'não' sobre a conduta de três pessoas, fere princípios básicos do Estado Democrático de Direito e confunde os cidadãos brasileiros que estão acompanhando esse debate público", diz trecho do documento apresentado pelos deputados do PT.

      A decisão do pedido dos petistas caberá também ao ministro Marco Aurélio.

      As informações são de reportagem de Fernanda Calgaro no G1.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: