TV 247 logo
      HOME > Poder

      PV declara apoio a Aécio Neves no segundo turno

      Candidato do PV à Presidência no primeiro turno, Eduardo Jorge disse que o partido encontrou maior convergência com as propostas do candidato do PSDB; segundo ele, apesar do apoio, o PV manterá uma postura crítica e de independência; decisão foi tomada nesta quarta-feira 8 pela maioria dos membros da executiva do partido, com 33 votos a favor de Aécio, 6 pelo apoio a Dilma e 3 abstenções

      Candidato do PV à Presidência no primeiro turno, Eduardo Jorge disse que o partido encontrou maior convergência com as propostas do candidato do PSDB; segundo ele, apesar do apoio, o PV manterá uma postura crítica e de independência; decisão foi tomada nesta quarta-feira 8 pela maioria dos membros da executiva do partido, com 33 votos a favor de Aécio, 6 pelo apoio a Dilma e 3 abstenções (Foto: Gisele Federicce)
      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

      O PV declarou apoio ao candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições. A decisão foi tomada hoje (8) pela maioria dos membros da executiva do partido. Foram 33 votos a favor do apoio a Aécio, 6 pelo apoio à candidata Dilma Rousseff (PT) e 3 abstenções.

      O candidato do PV à Presidência no primeiro turno, Eduardo Jorge, disse que o partido encontrou maior convergência com as propostas de Aécio Neves. Segundo Eduardo Jorge, apesar do apoio, o PV manterá uma postura crítica e de independência.

      "O critério com que o PV faz essa indicação são dois elementos muito importantes, o elemento crítico e o da independência. Crítico porque reafirmamos nossas bandeiras. Não vamos arriar as bandeiras que levantamos no primeiro turno. O segundo é a independência. Não estamos pedindo nada, estamos fazendo isso porque acreditamos que, no confronto entre as duas candidaturas, essa é a mais próxima das nossas teses", destacou.

      Em documento divulgado após a reunião, o partido justificou a opção por adotar um posicionamento afirmando que "a posição de neutralidade, no caso de um partido como o nosso, não é aceitável" e que se omitir seria um "egoísmo partidário".

      O presidente do partido, José Luiz Penna, disse que o interesse do PV na alternância do poder é um dos fundamentos para o apoio a Aécio Neves. "Temos diferenças, mas marcamos nosso interesse pela alternância de poder", disse. Segundo ele, as diferenças de posicionamento serão apresentadas ao candidato do PSDB.

      O PV elaborou um documento em que compara as próprias propostas às apresentadas no programa de governo de Aécio Neves e a diretrizes e ações do governo da presidenta Dilma Rousseff e identificou mais afinidades com o PSDB. O documento observa também os aspectos em que o PV não encontrou convergência com o programa de Aécio. O texto será entregue ao candidato.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: