CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Queda de Palocci roda o mundo

Imprensa internacional fala da sada do homem forte de Dilma, da primeira grande crise de seu governo e da atitude da presidente

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente Brasil 247 em Paris _ A queda do Antonio Palocci do Ministério da Casa Civil repercutiu nos quatro cantos do mundo. Em suas versões online, os principais jornais internacionais noticiaram a demissão do ministro e a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para o cargo - encerrando o que foi considerado por muitos a primeira grande crise do governo de Dilma Rousseff.

Com o título « Dilma Rousseff perde seu principal ministro, acusado de enriquecimento ilícito », o jornal francês « Le Monde » diz que a presidente brasileira teve seu primeiro revés político, com cinco meses de mandato. « Chamado a se explicar, o sr. Palocci rompeu na sexta-feira um longo silêncio para afirmar que suas atividades eram de origem estritamente pessoal e negou qualquer tráfico de influencia. Mas, ao se recusar a revelar o nome de seus clientes, ele não foi convincente », diz o Le Monde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já nos Estados Unidos, o « The New York Times », além de noticiar o caso, faz uma lista de outros escândalos que derrubaram ministros da Casa Civil no Brasil - José Dirceu, Erenice Guerra e Palocci. A atual presidente, como lembra o jornal, foi a única a comandar a pasta no governo Lula e não deixar o cargo.

O espanhol « El País » afirma que Antonio Palocci foi o responsável pelo projeto econômico neoliberal de Lula e que sua partida cria um terremoto político. « De acordo com analistas, a saída de Palocci era inevitável, apesar de isso resultar na maior crise política da sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva desde que ela chegou ao poder em janeiro », escreveu El País.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se a imagem pessoal de Dilma no escândalo foi preservada pelas publicações anteriores, no blog Beyond Brics, do Financial Times, ela é fortemente criticada. Segundo o texto, a saída de Antonio Palocci do cargo deixou a presidente parecendo um « pato manco ». « O principal alvo parece ser ela mesmo, que vinha perdendo capital político por ignorar as demandas do Congresso de maneira considerada arrogante.»

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO