TV 247 logo
    HOME > Poder

    Réus do Mensalão terão penas prescritas

    Ministro Ricardo Lewandowski confirma que alguns acusados de envolvimento no escndalo revelado em 2005 podem no ser punidos, j que dificilmente o caso ser concludo em 2012

    Réus do Mensalão terão penas prescritas (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
    Roberta Namour avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – Os acusados do escândalo do Mensalão poderão sair ilesos em poucos dias. Os réus terão as penas prescritas antes que o julgamento esteja concluído. O caso é de 2005 e não há ainda prazo para finalizar o processo no Supremo Tribunal Federal, disse o ministro Ricardo Lewandowski, à Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo.

    O mensalão tem 38 réus e está à espera do voto do ministro-relator, Joaquim Barbosa. Em seguida, Lewandowski terá incumbência de revisar o processo. Só então poderá ser marcado um julgamento pelo plenário do STF. "Terei que fazer um voto paralelo ao voto do ministro Joaquim. São mais de 130 volumes. São mais de 600 páginas de depoimentos. Quando eu receber o processo eu vou começar do zero. Tenho que ler volume por volume porque não posso condenar um cidadão sem ler as provas", revelou.

    Como dificilmente o mensalão seria concluído em 2012, crimes cometidos por réus primários, que a pena pode ser menor em relação a um criminoso com ficha suja, podem caducar, como o de formação de quadrilha. No processo original, 24 eram denunciados por esse delito. "Alguns podem não ser punidos. Essa foi uma opção que o STF fez de fazer com que todos os réus fossem julgados no mesmo processo », concluiu Lewandowski.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: