Revista de Protógenes Queiroz tenta imortalizá-lo em São Paulo
Tiragem de cinco mil exemplares da revista intitulada Protgenes contra a corrupo tem at cordel em homenagem ao deputado federal
247 - Imortalizado por ter conduzido a Operação Satiagraha, o ex-delegado e hoje deputado federal Protógenes Queiroz lançou, em São Paulo, outra tentativa de se perenizar nas páginas da história. Desta vez é uma revista, intitulada “Protógenes contra a corrupção”. São 24 páginas em papel couche, tiragem de 5 mil exemplares. Entre fotos e charges, Protógenes tem sua feição estampada oito vezes ao longo das páginas. Nem dono de padaria que imprime o próprio jornalzinho aos clientes despeja tanto endo-marketing no seu negócio.
Um grupo de 60 convivas aplaudiu Protógenes, na noite desta quinta-feira, no salão Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa de São Paulo. O palco do lançamento fez-se incômodo por 58 minutos maciços: marcada para as 19h, a esbórnea atrasou porque o doutor Proto chegou já eram quase 20h. Suava abundantemente. E coxeava: trazia a perna direita quebrada. Falou por quase 20 minutos. E apeou-se logo, alegando que iria falar ao vivo na Record News.
Basicamente recheada do jornalismo pingue-pongue, vulgo perguntas e respostas, sem edição, a revista de Protógenes só omite que o delegado e seu ex-chefe, Paulo Lacerda, são investigados pela prática de prevaricação, corrupção passiva e interceptação ilegal de telefones; Protógenes é investigado também por falso testemunho,. O ministro Ayres Britto, do STF, é relator da Ação Penal 563 que apura fraude processual praticada por Protógenes. O outro caso está nas mãos do ministro Dias Tofoli.
Além de se eleger deputado federal em São Paulo com a maior votação em todo o Brasil, Tiririca (PR) catapultou mais três candidatos de partidos que formam a coligação, de acordo com o quociente eleitoral: Otoniel Lima (PRB-SP), Vanderlei Siraque (PT-SP) e o mais notório de todos, Protógenes Queiroz (PCdoB). Proto foi eleito com 94.906 votos (0,45% dos votos válidos). Otoniel obteve 95.971 votos (0,45%) e Siraque, 93.314 (0,44%). Tiririca foi votado por 1.353.820 eleitores (6,35%). Proto, como se vê, deve ao rabo do cometa eleitoral do palhaço a sua sagração na deputança.
Protógenes parece ter uma predileção pela prática da auto-perenização. Quando por exemplo o delegado corregedor da PF, Amaro Vieira Ferreira, confiscou seus computadores, encontrou ali o capítulo de uma auto-biografia, de autoria inconfessa, em que Proto vende-se como “A lenda”. Apresentava-se assim:
Nascido em Salvador-BA, no dia 20 de maio de “1959, no bairro Mares, na base Naval, por meio de uma parteira. Seu pai Militar da Marinha de Guerra, 3º. SGT , instrutor aviação naval, de origem portuguesa de fazendeiros do sertão baiano, com traços físicos branco, loiro de olhos azuis e era chamado carinhosamente de senhorzinho. Sua mãe negra de origem africana de família humilde semi-analfabeta. Logo, após o nascimento seu pai foi transferido para o Estado do Rio de Janeiro, acompanhado do Almirante Protógenes Guimarães, seu amigo pessoal o qual nutria grande admiração e respeito. Por conta deste fato e em homenagem ao amigo, o nome dado aquele menino, filho querido e primeiro do segundo casamento foi batizado com o nome de Protógenes Pinheiro de Queiroz”
A busca pela auto-louvação prossegue firme na cabeça do delegado. Agora, em sua revista, o delegado Proto encomendou ao repentista Jason Lemos dos Santos um cordel de 98 linhas, cuja escansão dá se em 14 estrofes. As rimas pobres causam repuxões ao leitor. Vejamos algumas:
“A Polícia Federal
Deflagra uma operação
Descobrindo fraudes como:
Softwares na importação;
Equipamentos da Cisco
Foi fraude que nem corisco,
Mais uma grande atuação”
...
“Protógenes refletido,
Delegado conhecido
Em todo esse Brasil.
Na CPI esclarecido,
Reputação ilibada,
Coragem avalizada,
Em caso repercutido”
...
“De tudo, neste primado,
Encerrando este cordel
Da Polícia Federal,
Neste simples menestrel
Os elogios são vários
Seguindo novos ideários,
Cumprindo o seu papel”
O repentista Jason Lemos dos Santos é meirinho da Justiça Federal. A última remissão em sua folha corrida de funcionário público atesta:
A PROCURADORA CHEFE DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto na Portaria PGR nº 591, de 20 de novembro de 2008, e considerando o Despacho nº 56/2011 Único PR-SP-00003300/2011, resolve:
N 240 - Designar o servidor JASON LEMOS DOS SANTOS, Matrícula nº 9543-5, ocupante do cargo de Técnico Administrativo, Classe B, Padrão 9, para função de confiança de Chefe do Setor de Autuação e Distribuição - FC-1, da Procuradoria da República no Município de Guarulhos.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: