Russomano usou mandato para defender seu sócio

Começa a ser aberta a caixa de ferramentas contra o candidato Celso Russomano, do PRB, à prefeitura de São Paulo; como deputado, ele agiu em favor do empresário Laerte Codonho, que, além de ter sido condenado à prisão por crimes tributários, é sócio do parlamentar; Russomano o ajudou numa guerra milionária contra a Coca-Cola

Russomano usou mandato para defender seu sócio
Russomano usou mandato para defender seu sócio (Foto: Alexandre Moreira/Folhapress)

247 – Começou a guerra. Com 26% no Datafolha, do candidato Celso Russomano, que concorre pelo PRB à prefeitura de São Paulo, entrou na mira dos adversários. Reportagem do Estado de S. Paulo deste sábado, assinada por Julia Dualibi e Fernando Gallo (leia mais aqui), o acusa de usar o mandato de deputado federal para agir em favor do sócio, o empresário Laerto Codonho, dono da Refrigerantes Dolly, uma marca popular de tubaínas.

Codonho é um personagem polêmico, que já foi condenado à prisão por crimes tributários.Além de ter sido o maior doador da última campanha de Russomano para deputado, com R$ 250 mil, em 2010, ele se tornou sócio da produtora ND Comunicação de Publicidade, que pertence ao candidato e produz seus materiais de campanha.

Em 2004, já como deputado, Russomano apresentou o requerimento 301, à Comissão de Defesa do Consumidor, para que fossem investigadas práticas de concorrência desleal da gigante Coca-Cola contra a Dolly. Mais tarde, a Coca acusou a Dolly de usar a pressão na Câmara dos Deputados para tentar extorqui-la.

Na Câmara, Russomano também tentou pressionar a Coca-Cola a informar se, na sua fórmula, haveria extrato de folha de coca. E sugeriu ainda investigar o suposto caixa dois da multinacional americana.

Além dos crimes tributários, Codonho também já condenado a pagar R$ 2 milhões à Coca-Cola por danos morais, em razão de ter supostamente movido uma campanha negativa contra a empresa.

Procurado, Russomano disse que agiu por “dever de ofício” no caso.

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247