HOME > Poder

Sem reajustes, Congresso aprova Orçamento de 2012

O texto final acabou sem a previso de aumento de 11,7% para os aposentados e para servidores do Judicirio, que queriam 56%. PDT aceitou votao aps promessa de retomada de negociaes em janeiro

Sem reajustes, Congresso aprova Orçamento de 2012 (Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara )

247 - No último dia de trabalho, o Congresso Nacional aprovou em votação simbólica, por volta das 23h47 desta quinta-feira (22), o Orçamento da União para 2012. O Congresso tinha até a meia-noite desta terça para votar o projeto. Insatisfeito com a falta de garantias de que aposentados que ganham acima do mínimo teriam reajuste real em 2012, o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) chegou a ameaçar a continuidade da sessão.

O texto final acabou sem a previsão de aumento de 11,7% para os aposentados e sem aumento para servidores do Judiciário, que queriam 56%. O deputado, que preside a Força Sindical, aceitou votar após a promessa de que as negociações continuariam. Ele afirmou que recebeu dos líderes da base a garantia de que a presidente Dilma Rousseff responderia cartas enviadas no início deste ano por associações de aposentados que reivindicam aumentos salariais. A proposta segue agora para sanção presidencial.

A novidade para o orçamento do ano que vem é a possibilidade de as cidades com até 50 mil habitantes decidirem o destino de um total de R$ 2,2 bilhões em recursos. Todo o montante irá para ações em saúde, mas a liberação dos recursos foi condicionada à realização de audiências públicas para que os cidadãos decidissem a aplicação do dinheiro.