Será que agora vai?

A ex-prefeita Marta almoça nesta segunda com o ex-presidente Lula numa última tentativa de selar seu apoio ao candidato Fernando Haddad; receoso de um constrangimento, ele decidiu não ir ao encontro; mais do que nunca o apoio da senadora, popular na periferia de São Paulo, é importante

Será que agora vai?
Será que agora vai? (Foto: Edição/247)

247 – Hoje pode ser o dia D da campanha de Fernando Haddad, em São Paulo. Está previsto para as 12h, no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, um encontro seguido de almoço entre o ex-presidente e a senadora Marta Suplicy. É uma última tentativa de selar seu apoio à candidatura de Fernando Haddad.

Quando pretendia ser candidata à prefeitura, e foi preterida por uma imposição de Lula, Marta tinha 30% nas pesquisas e apostava que venceria Serra em função da alta rejeição do tucano – hoje, comprovada na pesquisa Datafolha, que o coloca com 38% nesse quesito.

Lula, no entanto, impôs como um trator o nome de Fernando Haddad, que teve um papel importante em seu governo, como ministro da Educação, apostando na renovação.

Embora haja mágoas recíprocas – de Lula, por ter considerado Marta mimada, e de Marta, por ter considerado Lula autoritário como uma espécie de coronel do PT -, há uma chance de entendimento e é possível que a senadora, muito popular na periferia de São Paulo, sobretudo entre as mulheres, grave depoimentos em favor de Haddad.

Mas não há nenhuma garantia. Tanto que Haddad, por precaução, não irá participar do encontro. Ele tem agenda com empresários da construção civil, que, segundo afirma, “estão ansiosos para investir”.

Sem Marta, Haddad corre o risco de continuar patinando nas pesquisas, com cerca de 8% das intenções, porque os votos da chamada “nova classe média” estão migrando para Celso Russomano. Mesmo entre os que se dizem petistas, Russomano tem maioria. O mesmo ocorre entre aqueles que declaram rejeitar Serra. Ou seja: com Haddad, o PT ainda não está conquistando votos que deveriam ser seus.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247