Será que Chalita é o real candidato de Lula? Será?

Ao pedir para Fernando Haddad "ficar mais um pouquinho" no Ministrio da Educao, presidente Dilma aperta ainda mais os ns que ancoram a campanha do PT em So Paulo; enquanto isso, com a filha de Lula, Lurian, a tiracolo, Gabriel Chalita, do PMDB, avana pela periferia de So Paulo; ele ser o cara?

Será que Chalita é o real candidato de Lula? Será?
Será que Chalita é o real candidato de Lula? Será? (Foto: AGÊNCIA ESTADO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O pedido da presidente Dilma Rousseff para o ministro Fernando Haddad, da Educação, continuar no cargo até a propalada reforma ministerial, agora marcada para ocorrer apenas depois do Carnaval, beneficia diretamente um candidato a prefeito de São Paulo. E este não é Haddad. O beneficiário atende pelo nome de Gabriel Chalita, deputado do PMDB que já está em franca campanha pelos bairros da maior cidade do País. A tiracolo, ele carrega a filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian, e conta, ainda, com a simpatia de dona Marisa Letícia. Será que ele é o verdadeiro candidato de Lula?

Não, não deve ser, mas ... a verdade é que só Chalita está saindo ganhando nesta fase de articulações de bastidores, cujo principal personagem na manipulação de cordéis é Lula. Ao impor Haddad ao PT, o ex-presidente empurrou para fora do ringue a até então líder isolada em todas as pesquisas, senadora Marta Suplicy. Naturalmente amuada, ela vem se recusando a fazer uma efetiva campanha para Haddad, deixando de usar seu carisma para mobilizar a militância do partido. Com forte prestígio na periferia, a reclusão de Marta – que só se reforça diante do anúncio de que seu maior adversário interno no PT, o ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante irá para a Educação -- favorece Chalita, que tem percorrido os bairros, fazendo reuniões numerosas quase diariamente e tudo isso sem concorrência. É preciso lembra que, desde a primeira hora, ele é o candidato do vice-presidente Michel Temer, que com muito mais tranquilidade que Lula comandou sua filiação ao PMDB e imediatamente o ungiu como candidato do partido às eleições deste ano.

“A presidente me pediu para esperar mais um pouquinho”, disse um simpático Haddad na terça-feira, 10, escondendo o tom de lamentação. Esse é o mesmo tom da alta cúpula do PT, que já vem questionando a demora de Dilma em liberar o candidato. Fontes do Palácio do Planalto confirmam que a presidente está segurando Haddad para anunciar a dança completa das cadeiras em apenas uma ocasião.

Pois enquanto os nomes dos novos e velhos ministros estão bailando, Chalita vem ganhando espaço em São Paulo. Jurista e doutor em Comunicação, ele é muito bem-relacionado nos meios jurídico, acadêmico e político. Mas a popularidade dele é ainda maior perante a juventude católica de São Paulo. Um dos produtos editoriais que conquistaram esse público, recentemente, foi o livro “Cartas entre Amigos”, publicado em 2009. É uma parceria de Chalita com o padre-cantor Fábio de Melo.

A falta de definição do PSDB sobre seu candidato e toda a dança contraditória do PSD do prefeito Gilberto Kassab igualmente lançam ventos favoráveis para a barca de Chalita. Afinal, enquanto ela navega, todas as outras estão ancoradas.

 


O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email