HOME > Poder

STF leva em média 400 dias para julgar liminar

Informações do projeto Supremo em Números, da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, mostram que o tempo médio de vigência de uma liminar até que ela seja julgada coletivamente no Supremo Tribunal Federal foi de 403 dias entre 2011 e 2015; como o regimento da corte máxima não estipula prazos para que ordens judiciais desse tipo sejam julgadas no mérito, a vigência de cada uma varia muito; há registro de ação que ficaram aguardando julgamento por suas décadas

Informações do projeto Supremo em Números, da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, mostram que o tempo médio de vigência de uma liminar até que ela seja julgada coletivamente no Supremo Tribunal Federal foi de 403 dias entre 2011 e 2015; como o regimento da corte máxima não estipula prazos para que ordens judiciais desse tipo sejam julgadas no mérito, a vigência de cada uma varia muito; há registro de ação que ficaram aguardando julgamento por suas décadas (Foto: Romulo Faro)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

247 - Informações do projeto Supremo em Números, da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, mostram que o tempo médio de vigência de uma liminar até que ela seja julgada coletivamente no Supremo Tribunal Federal foi de 403 dias entre 2011 e 2015.

Como o regimento da corte máxima não estipula prazos para que ordens judiciais desse tipo sejam julgadas no mérito, a vigência de cada uma varia muito.

Se o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, determinado, em dezembro, pelo ministro Marco Aurélio Mello, foi revertido em plenário em dois dias, há casos que permaneceram pendentes por duas décadas.

Aconteceu com a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 917, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República em 1993. Uma liminar suspendeu a eficácia de lei mineira que reservava 30% de cargos públicos vagos aos próprios servidores estaduais. O plenário só foi confirmar o entendimento em 2013, dez anos depois.

Exemplos levantados pelo Supremo em Números abundam. Em determinados casos, a vigência é menor em termos temporais, mas seu impacto pode ser maior.

A liminar concedida pelo ministro Luiz Fux estendendo auxílio-moradia de quase R$ 4.400 mensais para todos os juízes federais já custou mais de R$ 1,5 bilhão em recursos públicos em dois anos de vigência, por exemplo.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...