HOME > Poder

STF limita decisões individuais de ministros em mudança no regimento interno

Corte aprovou emenda ao regimento interno que impõe um prazo para a devolução de pedidos de vista e uma restrição às decisões individuais dos ministros

STF limita decisões individuais de ministros em mudança no regimento interno (Foto: Ag. Brasil / Marcello Casal Jr.)

247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma emenda ao seu regimento interno que impõe um prazo para a devolução de pedidos de vista, reduzindo o tempo para análise de processos, e uma restrição às decisões individuais dos ministros.

Nos últimos anos, a Corte vem buscando aumentar suas decisões coletivas, em detrimento de determinações individuais dos ministros, respondendo a críticas pelo número de ordens individuais e pedidos de vista, que atrasam por meses ou até mesmo anos a conclusão de julgamentos.

Agora os pedidos de vista deverão ser devolvidos ao colegiado em até 90 dias, diz a minuta da emenda regimental, obtida pela Folha de S. Paulo. O texto deve ser publicado no Diário da Justiça Eletrônico em janeiro de 2023, podendo sofrer pequenas alterações até a publicação.

A mudança, pautada pela ministra Rosa Weber e aprovada em sessão administrativa fechada ao público, também estabelece que o plenário ou as turmas do STF deverão avaliar medidas cautelares tomadas individualmente pelos ministros --como prisão, afastamento de cargo público ou interrupção de alguma política governamental, entre outras-- sempre que elas estiverem embasadas na necessidade de preservação de direito individual ou coletivo.

O Supremo também definiu um período de transição para que a Corte adeque processos antigos às novas regras.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: