Temer minimiza declaração de Jobim
Vice-presidente disse que no se surpreendeu com as declaraes do ministro da Defesa, que admitiu ter votado em Serra nas eleies de 2010, e garantiu que a revelao no coloca o cargo de Jobim em risco
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), minimizou hoje as declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), que revelou ter votado no tucano José Serra para a sucessão presidencial de 2010. De acordo com Temer, a revelação não coloca em risco o cargo de Jobim. "A franqueza dele não altera a posição dele no governo."
Durante inauguração da ponte Governador Orestes Quércia, em São Paulo, Temer contou que não se surpreendeu com as declarações que o ministro da Defesa deu ao jornal Folha de S.Paulo. "O Jobim é muito franco. Ele disse uma coisa verdadeira, que ele já havia me contado e que já havia dito à presidente Dilma Rousseff. Ele é um quadro muito valoroso do PMDB e faz um trabalho excepcional no Ministério da Defesa."
O peemedebista lembrou a divisão interna do partido durante a campanha presidencial de 2010. Em alguns Estados, como São Paulo o PMDB apoiou o candidato do PSDB e, em outros, como no Rio de Janeiro, esteve no palanque de Dilma. "Nem todos os peemedebistas votaram na chapa", disse. Segundo Temer, a importância de Jobim no governo supera o fato de ele ter votado contra a orientação do PMDB nacional. "A grande maioria votou na chapa Dilma-Temer. Outros tiveram dificuldades, mas foram compreendidos", afirmou.
Superada as divergências internas, o vice-presidente disse que o PMDB vive agora um momento diferente da época do ex-governador Orestes Quércia, um dos líderes peemedebistas que mais resistiu à coligação com o PT de Dilma Rousseff. "Hoje o PMDB é um partido unidíssimo."
Faxina
Indagado se a "faxina" realizada no Ministério dos Transportes poderia se estender a outros ministérios, inclusive os da cota do PMDB, Temer seguiu na mesma linha da presidente Dilma Rousseff. "Todos os partidos têm de se submeter aos regimes normais de controle porque o governo tem de prestar contas à sociedade brasileira. A fiscalização há de ser normal a todos os partidos que integram o governo."
De acordo com ele, não está descartada a possibilidade de haver novas mudanças no Ministério dos Transportes. "Evidentemente que o ministro (Paulo Sérgio Passos) continuará verificando se houve desajustamentos lá e, se houver desajustamentos, tomará as providências", disse. No entanto, Temer acredita que as principais mudanças já foram feitas. "Acho que, a essa altura, é retomar o rumo normal do Ministério dos Transportes."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: