Unidos pelos mesmos desafios

Ao deixar R$ 6 bilhões em caixa, todos esperamos que a parceria entre os entes federativos seja um exercício permanente, suprapartidário, pelo bem de São Paulo

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Transição. Escolho essa palavra para iniciar meu artigo, pois ela define uma fase de encontro e grandes desafios administrativos, não apenas no município, mas nos três níveis de governo.

O PT volta ao poder municipal, a presidenta Dilma entra na segunda e decisiva fase do seu mandato e há uma expectativa muito grande sobre o governo Alckmin.

O desafio do crescimento, por exemplo, não é apenas do governo federal. Envolve, e muito, uma capital como a nossa, por sua grandeza e relevância econômica.

Foi com espírito público e seriedade que fiz, com todo meu secretariado, uma transição desarmada e transparente, expondo, em numerosas reuniões, dificuldades e alegrias que a administração Fernando Haddad encontrará pela frente.

Fizemos obras, melhoramos serviços, criamos empregos e oportunidades, estimulamos empresas e empreendedores. Há muitas obras prontas e em andamento. Avançamos.

Seria extemporâneo me concentrar num balanço de progressos nas áreas da habitação, transporte, saúde, segurança, educação etc.

Primeiro, porque o esclarecimento e o julgamento ainda estariam poluídos pelo recente embate eleitoral, com todos os exageros e distorções próprios do processo. Segundo, porque a exposição diária dos graves problemas dessas áreas, em todo o Brasil, acirram ainda mais o julgamento do eleitor, mesmo que ele -segundo recentes pesquisas de opinião- recomece a admitir que São Paulo avançou.

É justo, porém, citar alguma das nossas principais ações -como o Cidade Limpa, as 150 mil vagas em creche, o Expresso Tiradentes, as 139 AMAs, o Bilhete Único de três horas, os novos CEUs, os investimentos e parcerias no ensino técnico-profissionalizante e na área social.

Cito também, pela relevância, o Prêmio de Transparência e Fiscalização Pública 2012, concedido pela Câmara dos Deputados. Ou o da melhor gestão municipal brasileira do Bolsa Família. E destaco o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da ONU para a habitação, o mais importante prêmio mundial da habitação, pelo atendimento de 250 mil famílias com o Programa de Urbanização de Favelas.

A partir de 2008, lei municipal obrigou o prefeito a expor todas as metas administrativas a serem realizadas na sua gestão. Uma burocracia desmedida, imprevistos e dificuldades para cumprir prazos de exigências ambientais, por exemplo, foram obstáculos importantes. Mas isso não nos impediu de planejar para 10, 12, 15 anos à frente. Há grandes projetos em andamento (o prolongamento da avenida Roberto Marinho, a expansão da malha cicloviária, as operações urbanas, o programa de construção de escolas, a construção de novos hospitais etc.)

Ao deixar R$ 6 bilhões em caixa e desejar sorte e bom trabalho ao prefeito eleito, todos esperamos que a parceria entre os entes federativos, principalmente com o governo do Estado, seja um exercício permanente, suprapartidário, pelo bem de São Paulo.

O PSD tem, desde o lançamento, programa claro sobre o Brasil do futuro. Vai lutar por ele. Estarei no PSD atuando, discutindo e participando politicamente dos problemas brasileiros. Estarei também na USP, em um núcleo de estudos, pesquisando e formulando projetos e soluções para as cidades.

Agradeço pelo apoio que recebi, pelo carinho e pelas críticas que me ajudaram a enfrentar problemas gigantescos e me fizeram mergulhar nesse universo fascinante de 11 milhões de paulistanos guerreiros, que trarei para sempre no meu coração. Não há transição que me afaste dessa convivência. Avante, São Paulo!

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email