HOME > Poder

Zveiter: não vou me desmoralizar para favorecer Temer

Relator da denúncia da Procuradoria-geral da República contra Michel Temer, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) evitou dar sinais de como será seu parecer sobre o caso, mas disse que o fato de ser do mesmo partido de Temer não afetará sua decisão: "Não vou me desmoralizar, afirmou

Leitura do relatório pelo deputador Sergio Zveiter,que mantem a decisão do Conselho de ética da Câmara, pela cassação do deputado André Vargas. O deputado José Mentor pediu vistas do processo (Wilson Dias/Agência Brasil) (Foto: Giuliana Miranda)

247 - O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), escolhido pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), como relator da denúncia da Procuradoria-geral da República contra o Michel Temer, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), evitou dar sinais de como será seu parecer sobre a denúncia, mas disse que o fato de ser do mesmo partido de Temer não afetará sua decisão: "Não vou me desmoralizar".

“Eu poderia ser antigo no PMDB. Eu jamais aceitaria uma missão dessas se eu tivesse algum comprometimento que pudesse tirar minha isenção para eu poder fazer o que eu penso. Sou advogado, eu vivo disso. Tem um quê de jurista nessa história. Eu não vou me desmoralizar”, disse Zveiter.

Sobre a estratégia de Temer de se reunir com diversos parlamentares às vésperas da análise da denúncia da PGR contra ele na comissão, o relator evitou polemizar e disse que, em nenhum momento, foi contatado pelo presidente ou por seus auxiliares. De acordo com ele, o seu último contato mais próximo com Temer foi durante um jantar do peemedebista com parlamentares sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto de gastos públicos, no ano passado.

Questionado se iria ao encontro do presidente caso fosse chamado nos próximos dias, Zveiter manteve o silêncio. Segundo apurou o Valor PRO, o relator teria afirmado que não há nenhuma de chance de ir ao Planalto antes de apresentar seu parecer. “Nunca fui. Vou fazer o que lá agora?”, teria afirmado Zveiter a interlocutores, após ser escolhido relator da denúncia da PGR contra Temer.

As informações são de reportagem de Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto no Valor.