TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Aeroporto JK bate recorde de voos internacionais

      Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre durante o período da Copa do Mundo. Entre 10/6 e 13/7, a cada 10 passageiros que chegaram ao país, um passou pela capital. Voos desembarcaram a cada dois minutos em solo brasiliense

      Ao todo, 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre durante o período da Copa do Mundo. Entre 10/6 e 13/7, a cada 10 passageiros que chegaram ao país, um passou pela capital. Voos desembarcaram a cada dois minutos em solo brasiliense (Foto: Leonardo Araújo)
      Leonardo Araújo avatar
      Conteúdo postado por:

      ComCopa – Brasília recebeu visitantes de todos os cantos do país e do mundo durante a Copa do Mundo. Entre os dias 10 de junho e 13 de julho, um total de 1,66 milhão de passageiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck. Com isso, os terminais registraram um voo (pouso ou decolagem) a cada dois minutos e 20 segundos.

      Operação internacional aumentou 55%, com 870 pousos e decolagens no período, segundo dados do consórcio Inframérica, responsável pelo terminal. Foi um recorde histórico para Brasília. Cerca de 67 mil turistas estrangeiros, 35% a mais que o mesmo período em 2013. Os hermanos argentinos ficaram no topo do ranking, com 166 voos diretos a partir da capital Buenos Aires. Em segundo lugar, ficou a conexão direta com Lisboa (Portugal) – com 86 voos.

      A Secretaria de Turismo do DF montou um centro de atendimento ao turista (CAT) no aeroporto. “Tenho certeza que o visitante saiu com a melhor imagem possível de Brasília, pois preparamos a cidade para receber o turista. Assim que ele desembarcava, já recebia orientações sobre a cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

      Excelência – A operação durante a Copa foi marcada pela pontualidade, com nível de atrasos e cancelamentos: abaixo da média de excelência mundial. “O Aeroporto estava preparado, graças ao investimento de R$ 1,2 bilhão que fizemos na reforma e na ampliação. Garantimos a capacidade para atender a este fluxo”, explica o presidente da Inframérica, Alysson Paolinelli.

      Há quatro meses, o Aeroporto Internacional de Brasília conta com novas salas de embarque, dois píeres e 29 pontes de embarque (eram 13, antes do início das obras). A equipe de atendimento também foi reforçada com funcionários bilíngues, especialmente treinados para atender passageiros do Brasil e de todas as partes do mundo. Telões instalados no piso de check-in, na praça de alimentação e no Píer Norte exibiram cada minuto dos jogos do Mundial.

      De acordo com dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, 16,74 milhões de pessoas circularam pelos 21 aeroportos utilizados para atender à demanda da competição. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital federal.

      Integração – Apenas no dia 23 de junho, quando a Seleção Brasileira enfrentou Camarões no Mané Garrincha, foram 613 pousos e decolagens, com mais de 52 mil passageiros. A aviação executiva bateu recordes no mesmo dia, com 140 voos.

      O presidente da Inframerica ressalta o êxito da integração entre os diferentes órgãos de serviços e fiscalização, que atuam em conjunto para garantir o funcionamento do terminal. “A gente fornece a estrutura, mas o trabalho de companhias aéreas, Aeronáutica, polícias, Receita Federal e das agências reguladoras também é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema”, cita Alysson.

      Sucesso nacional – No dia 6 de julho, o Brasil teve um pico e quebrou o recorde nacional de passageiros em um dia (548 mil), superando inclusive os 467 mil registrados no Carnaval deste ano. Para o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o balanço positivo representa uma nova realidade nos serviços aéreos do país.

      “Os números da Copa mostram o esforço do governo em mudar a infraestrutura aeroportuária brasileira. Nos últimos três anos e meio, realizamos o maior investimento no setor aéreo que o Brasil já viu”, revelou Moreira Franco, em entrevista coletiva na segunda-feira (14), referindo-se aos recursos de R$ 11,3 bilhões na construção de novas pontes de embarque e terminais de passageiros.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: