TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Agricultores deixam o Ministério da Fazenda

      Cerca de 150 pessoas ocuparam o prédio na manhã desta quarta-feira 23; manifestantes só deixaram o local depois da confirmação de que um grupo vai ser reunir com o secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa

      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      Brasília 247 - Os cerca de 150 agricultores que ocupavam o Ministério da Fazenda deixaram o local por volta das 10h30. Acordo só foi possível com a garantia de que um grupo de 12 pessoas iria sentar na mesa de negociação com o secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa.

      "Tem oito anos que a gente está tentando negociar com o Ministério da Fazenda e nunca fomos recebidos. Só ocupando mesmo", declarou uma das líderes do movimento, Elizangela Araujo.

      Confira os motivos da invasão no noticiário anterior:

      Brasília 247 – Mais uma vez, membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) ocupam um prédio público reivindicando reforma agrária. Desta vez, de acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 manifestantes estão no Ministério da Fazenda. Junto com a mudança na distribuição de terras do país, eles pedem ajuda aos agricultores vítimas da seca no Nordeste. Ocupação começou na manhã desta quarta-feira 23.

      Os manifestantes pedem uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o objetivo de reivindicar recursos públicos para a reforma agrária. Segundo os organizadores, cerca de 300 pessoas participam do protesto.

      A PM contou que para ocupar o local, os manifestantes ameaçaram os vigilantes com pedras e tijolos. Além disso, quebraram a porta de entrada do ministério. Policiais do 3º Batalhão de Polícia foram acionados e devem chegar em instantes para reforçar a segurança.

      Com a invasão, o trânsito na Esplanada está bem complicado.

      Secretaria de Agricultura

      No dia 21 de março, integrantes do Fetraf ocuparam a secretaria de Agricultura do Distrito Federal reivindicando a reforma agrária nas terras que estão sob domínio da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), responsável pelas áreas públicas da região.
      Nos primeiros dias do mesmo mês, os manifestantes fizeram vigília em frente ao Palácio do Buriti pedindo a regularização das terras no Distrito Federal.

      Com informações do Correio Braziliense, portal G1 e Agência Brasil.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247