Alcolumbre trava sabatinas de indicados ao STJ até Lula escolher novo PGR
Aguardam suas sabatinas os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, além da advogada Daniela Teixeira
247 - O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) optou por adiar as sabatinas dos indicados pelo presidente Lula (PT) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Senado até que o petista anuncie sua escolha para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Alcolumbre ocupa o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde ocorrem as sabatinas para os indicados a tribunais superiores e à PGR.
Neste momento, três indicados por Lula ao STJ aguardam suas sabatinas: os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Santos, além da advogada Daniela Teixeira, escolhida para ocupar a vaga da OAB, informa Igor Gadelha, do Metrópoles.
Ao adiar as sabatinas dos indicados por Lula ao STJ, Alcolumbre parece estar buscando exercer alguma influência sobre a escolha do novo chefe da PGR por parte do Palácio do Planalto. Inicialmente, o senador era um defensor da recondução de Augusto Aras, cujo mandato terminou na terça-feira (26). No entanto, o presidente deixou claro que isso não aconteceria.
Dessa forma, Alcolumbre demonstrou simpatia pela indicação do subprocurador Paulo Gonet, uma escolha apoiada pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Lula comunicou aos seus colaboradores que só escolherá o novo chefe da PGR após se recuperar da cirurgia no quadril realizada nesta sexta-feira (29).
Até o momento, o presidente recebeu dois "candidatos": Gonet e o subprocurador Antônio Carlos Bigonha, que é o favorito entre os petistas. No entanto, Lula não ficou satisfeito e pediu mais sugestões. Entre os novos nomes sugeridos a Lula estão os subprocuradores Luiz Augusto dos Santos Lima, Aurélio Rios e Carlos Frederico Santos, todos os quais devem ser recebidos pelo presidente após sua cirurgia.
Enquanto Lula não indicar o substituto e o Senado não realizar a sabatina e aprovar a indicação, a subprocuradora Elizeta Ramos assumirá interinamente o cargo de chefe da PGR.