Alunos da rede pública terão 17 mil DVDs educativos

Os professores e servidores da Secretaria de Educação do DF contam com uma ferramenta interativa para enriquecer as aulas; A Videoteca Central reúne 17 mil títulos, em DVDs educativos  

Os professores e servidores da Secretaria de Educação do DF contam com uma ferramenta interativa para enriquecer as aulas; A Videoteca Central reúne 17 mil títulos, em DVDs educativos
 
Os professores e servidores da Secretaria de Educação do DF contam com uma ferramenta interativa para enriquecer as aulas; A Videoteca Central reúne 17 mil títulos, em DVDs educativos   (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Vaneska Freire, da Agência Brasília - Os professores e servidores da Secretaria de Educação do DF (SEDF) contam com uma ferramenta interativa para enriquecer as aulas. A Videoteca Central reúne 17 mil títulos, em DVDs educativos.

Segundo o especialista em tecnologias na educação e professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília Gilberto Lacerda, o uso de outros mecanismos prende a atenção dos estudantes e facilita o aprendizado.

"Utilizar filmes em atividades didáticas agregam mais conhecimento e valores ao que o professor está ensinando. Esse é um instrumento de diversificação da abordagem pedagógica", destacou Lacerda em entrevista à Agência Brasília.

O professor enfatizou também que os filmes despertam o interesse cultural nos alunos: "Quanto mais elementos culturais formos capazes de levar para a escola é melhor, tanto para os alunos quanto para os professores. Levar aos alunos possibilidades de literatura, cinema e teatro é fazer da escola um espaço cultural", completou.

Estão disponíveis filmes educativos e documentários para o público infantil, adolescente e adulto. O acervo contém vídeos temas extracurriculares como: alfabetização, artes, biologia, ciência, educação física, educação infantil, ensino especial, filosofia, física, geografia, história, literatura infantil, literatura, matemática, português, química, redação e sociologia, assim como as línguas estrangeiras: espanhol, francês e inglês.

Além disso, também são encontradas na videoteca categorias relativas às matérias do currículo escolar, como: administração, alimentação, astronomia, comportamento, desenho animado, Distrito Federal, diversidade cultural, documentário, eletrônica, etica, folclore, meio ambiente, música, orientação sexual, pluralidade cultural, profissões, psicologia, religião, salto para o futuro, saúde, teatro e trânsito.

Para utilizar os vídeos, os servidores devem se associar à Videoteca. Para isso, é necessário preencher o cadastro e apresentar o contracheque e a carteira de identidade. Cada usuário pode pegar até três DVDs por semana. É possível, ainda, solicitar a reprodução do acervo produzido pela TV Escola e Canal E da SEDF, mediante a doação de duas mídias em embalagem acrílica e lacrada.

A Videoteca Central funciona agora na Unidade III da SEDF, localizada no SIA/SAP Sul, Lote E – Área Especial 09 (entrada da CEB). O atendimento será normalizado a partir do dia 17 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, nos seguintes horários: matutino: das 8h às 11h; vespertino: das 14h às 17h; e noturno: das 18h30 às 21h.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email