Ao MP, Lula diz ter orgulho de defender empresas nacionais
Ex-presidente prestou depoimento voluntário ao Ministério Público do Distrito Federal nesta quinta-feira 15, a respeito de inquérito em que o órgão pede esclarecimentos sobre suas palestras e viagens ao exterior; ao responder às perguntas do procurador da República Ivan Cláudio Marx, Lula argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior; e que, para ele, isso é motivo de orgulho; Lula disse ainda que os recursos recebidos por todas as suas palestras estão declarados e contabilizados, com os devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco sobre concessões de empréstimos

247 - O ex-presidente Lula compareceu ao Ministério Público do Distrito Federal nesta quinta-feira 15, onde prestou depoimento de forma voluntária a respeito de inquérito em que o órgão abriu para pedir esclarecimentos sobre suas palestras e viagens ao exterior.
Ao responder às perguntas do procurador da República Ivan Cláudio Marx, Lula argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior. E que, para ele, isso é motivo de orgulho.
Lula disse ainda que os recursos recebidos por todas as suas palestras estão declarados e contabilizados, com os devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco sobre concessões de empréstimos.
Abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo Instituto Lula:
NOTA À IMPRENSA
LULA PRESTA DEPOIMENTO VOLUNTÁRIO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL
São Paulo, 15 de outubro de 2015,
Nesta quinta-feira (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve com o Procurador da República, Ivan Cláudio Marx, e prestou voluntariamente depoimento acerca do inquérito aberto pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF) pedindo esclarecimentos a respeito das palestras e viagens ao exterior do ex-presidente.
Lula respondeu às perguntas do procurador e argumentou que os presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior. Afirmou também que para ele isso é motivo de orgulho. Disse que todas as suas palestras feitas estão declaradas e contabilizadas, com os devidos impostos pagos, e que jamais interferiu na autonomia do BNDES e nas decisões do banco sobre concessões de empréstimos. Em seu depoimento afirmou: "quem desconfia do BNDES não tem noção da seriedade da instituição". Lula ressaltou "jamais ter interferido" em qualquer contrato celebrado entre o BNDES e empresas privadas. Mas que sempre procurou ampliar as oportunidades de divulgação dessas companhias no exterior, com vistas à geração de empregos e de divisas para o Brasil.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247