HOME > Brasília

Barroso impede Temer de vender o País por meio de medida provisória

"O ministro do Supremo Luís Roberto Barroso concedeu liminar às bancadas do PT no Congresso Nacional, nesta terça-feira (20), que proíbe o ilegítimo Michel Temer vender o país por meio da MP 759/2016", informa o jornalista Esmael Morais; "De acordo com especialistas, a MP pretendia nada menos do que entregar 88 milhões de hectares à sanha do pernicioso mercado imobiliário. Pretendia-se criar um mercado privado de terras a partir de todo um acervo nacional. Será o fim da reforma agrária e a legitimação da anistia a grileiros"

roberto barroso (Foto: Leonardo Attuch)
Leonardo Attuch avatar
Conteúdo postado por:

Por Esmael Morais

O ministro do Supremo Luís Roberto Barroso concedeu liminar às bancadas do PT no Congresso Nacional, nesta terça-feira (20), que proíbe o ilegítimo Michel Temer vender o país por meio da MP 759/2016.

A decisão da Corte representa a segunda derrota do líder do governo no Senado. Romero Jucá (PMDB-RR), que relatou a matéria.

No início da tarde de hoje, Jucá também levou sabugada na reforma trabalhista cujo relatório foi rejeitado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

No despacho, STF determinou a restituição da MP 759 pelo Senado à Câmara dos Deputados em respeito ao devido processo legislativo.

A Medida Provisória 759 foi aprovada à toque de caixa pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, com intervalo de uma semana, é, segundo parecer do Ministério Público Federal, inconstitucional em vários pontos.

Segundo o PT, o governo burlou o Regimento Interno para evitar que a MP voltasse para a Câmara do Deputados, “fraudando o processo legislativo”. Eles teriam feito isso porque a medida venceria no dia seguinte ao de sua votação.

O texto atualiza as leis 8.629/1993 e 11.952/2009, estabelecendo novas regras para a reforma agrária e a regularização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal.

De acordo com especialistas, a MP pretendia nada menos do que entregar 88 milhões de hectares à sanha do pernicioso mercado imobiliário. Pretendia-se criar um mercado privado de terras a partir de todo um acervo nacional. Será o fim da reforma agrária e a legitimação da anistia a grileiros.

Com informações do Brasil de Fato e CartaCapital.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...