Bolsonaro recebe no Planalto youtubers de extrema-direita acusados de propagar fake news
Em meio à farra de liberação de emendas parlamentares para aprovar a reforma da previdência, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto um grupo de cinco youtubers de extrema-direita, conhecidos por propagarem fake news e defender intervenção militar
247 - Em meio à farra de liberação de emendas parlamentares para aprovar a reforma da previdência, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto um grupo de cinco youtubers de extrema-direita, conhecidos por propagarem fake news e defender intervenção militar.
A reportagem do jornal O Globo narra o episódio: "autodenominados “youtubers de direita” , os visitantes de Bolsonaro aproveitaram a viagem para participar, em Brasília, da manifestação a favor do governo e da Lava-Jato, no último dia 30. O grupo diz que bancou a viagem por meio de um financiamento coletivo e que arrecadou R$ 54 mil, mas gastou R$ 33 mil."
A matéria destaca que "o mais popular dos youtubers é Alberto Silva, responsável por diferentes canais na internet acusados de propagar notícias falsas. Sua página no YouTube, Giro de Notícias (GDN), tem mais de 800 mil inscritos. Em 2017, o cantor Gilberto Gil conseguiu uma liminar na Justiça do Rio para que um dos sites de Silva, o Pensa Brasil, retirasse do ar uma publicação. O site havia publicado que Gil se referiu ao hoje ministro Sergio Moro como “juizinho fajuto”, ao comentar as investigações contra o ex-presidente Lula. A frase nunca foi dita."