HOME > Brasília

Boneco gigante de Bolsonaro com mãos sujas de sangue é inflado durante ato do Dia da Enfermagem

Nesta terça-feira (12), data que é celebrado o Dia da Enfermagem, ato em Brasília teve um boneco inflado de Bolsonaro com as mãos sujas de sangue, numa referência ao seu descaso com a saúde pública

Boneco gigante de Bolsonaro com mãos sujas de sangue é inflado durante ato do Dia da Enfermagem (Foto: Reprodução)

247 - Nesta terça-feira (12), data em que é celebrado o Dia da Enfermagem, profissionais da área promoveram um ato em Brasília e inflaram um boneco de Jair Bolsonaro com as mãos sujas de sangue, numa referência ao descaso com a saúde pública e irresponsabilidade do ocupante do Planalto no enfrentamento à pandemia.

A obra de 10 metros foi idealizada pelo ativista urbano Raphael Sebba e pelo artista Renato Moll e representa o presidente em volta de lixo, um árvore em chamas, laranjas podres e uma gravata nas cores dos EUA. A intervenção está disponível para ativistas que planejam fazer protestos a favor do isolamento social e outras causas.

É a segunda vez que o grupo liderado por Raphael Sebba faz uma intervenção deste tipo. Em 2018, em parceria com o artista Daniel Toys, foi produzido um grande vampiro presidencial em alusão a Michel Temer e a perda de direitos trabalhistas. “A gente procura fazer política no espaço urbano através da arte e de elementos icônicos, de fácil apreensão. Em tempos de pandemia, manifestações criativas e sem aglomeração se tornam ainda mais importantes", explica Sebba.  

Os manifestantes também citaram Bertolt Brecht: “os que lavam as mãos, os fazem numa bacia de sangue”.