TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Candidatos disputam eleitorado de Arruda

      Todos estão de olho no eleitorado de José Roberto Arruda (PR), ex-governador do Distrito Federal que tentava a candidatura a um novo mandato no Palácio do Buriti, mas foi impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, deixando o posto para o vice da chapa, Jofran Frejat (PR). A nove dias das votações do primeiro turno, Pitiman e Agnelo usam diferentes estratégias para se aproximar dos eleitores de Arruda e melhorar o desempenho nas urnas; Rollemberg e Frejat, por sua vez, miram na militância do atual governador e candidato à reeleição pelo PT  

      Todos estão de olho no eleitorado de José Roberto Arruda (PR), ex-governador do Distrito Federal que tentava a candidatura a um novo mandato no Palácio do Buriti, mas foi impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, deixando o posto para o vice da chapa, Jofran Frejat (PR). A nove dias das votações do primeiro turno, Pitiman e Agnelo usam diferentes estratégias para se aproximar dos eleitores de Arruda e melhorar o desempenho nas urnas; Rollemberg e Frejat, por sua vez, miram na militância do atual governador e candidato à reeleição pelo PT   (Foto: Leonardo Araújo)
      Leonardo Araújo avatar
      Conteúdo postado por:

      Brasília 247 - Todos estão de olho na herança eleitoral de José Roberto Arruda (PR), ex-governador do Distrito Federal que tentava a candidatura a um novo mandato no Palácio do Buriti, mas foi impugnado com base na Lei da Ficha Limpa, deixando o posto para o vice da chapa, Jofran Frejat (PR). A nove dias das votações do primeiro turno, os outros candidatos usam diferentes estratégias para se aproximar do eleitorado de Arruda e melhorar o desempenho nas urnas.

      Desde quando se tornou o cabeça de chapa, Frejat (PR) não conseguiu manter os 38% de intenção de voto que o ex-governador tinha quando desistiu. Em segundo lugar na última pesquisa Ibope, Frejat tem 21%, dez pontos percentuais a menos que o líder Rollemberg (PSB) e apenas dois pontos à frente de Agnelo Queiroz (PT), com quem está tecnicamente empatado.

      Como informa o Millena Lopes, do Jornal de Brasília, o candidato Luiz Pitiman (PSDB) foi proibido de usar em seu programa eleitoral imagem que mostra um cidadão dizendo que ele tem o apoio do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que desistiu da candidatura, deixando em seu lugar Jofran Frejat (PR). “Já que o Arruda está apoiando ele, nós vamos juntos”, diz um suposto eleitor em trecho do programa veiculado no dia 17 de setembro. Como todos sabem, Arruda vota em Aécio Neves (PSDB) para presidente, e Aécio, por sua vez, apoia Pitiman, seu correligionário.

      Os advogados da coligação União e Força, da qual fazem parte Frejat e Arruda, entraram com representação no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), solicitando a retirada da propaganda. A liminar foi deferida e Pitiman não pode mais exibir as imagens. Do contrário, terá de pagar multa de R$ 10 mil por cada nova veiculação.

      Na representação, os advogados argumentam que a informação é “irresponsável, maldosa e em descompasso com a verdade dos fatos”. Para Francisco Emerenciano, advogado de Arruda, o Judiciário agiu de forma correta, uma vez que proibiu um dos candidatos de fazer uma propaganda mentirosa. A defesa espera julgamento do pedido de direito de resposta. O Ministério Público Eleitoral já se manifestou favorável ao pleito.

      Outro que espera herdar os votos de Arruda é Agnelo, que já usou em seu programa entrevista com uma mulher falando que votaria em Arruda, “mas, como ele saiu”, agora vota no governador, que tenta a reeleição.

      Por outro lado, como informa o Do Cafezinho, pelos corredores da Câmara Legislativa, já está sendo traçado um possível quadro para o segundo turno. Alguns petistas acreditam que, caso Agnelo não esteja na disputa, o partido poderá liberar sua militância para votar no candidato de sua preferência. Especula-se que Rollemberg não deva conseguir amealhar todos os votos e que grande percentual poderia ir para Frejat.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: