Deputadas expressam seu apoio à presidente Dilma

Deputadas federais, lideradas por Jô Moraes (PCdoB/MG), entregaram à Presidente Dilma Rousseff uma carta em que manifestam solidariedade, receio diante “do clima de irracionalidade e intolerância que campeia em nosso País,” e confiança de que a democracia sobreviverá, que o impeachment não terá êxito; "Pensam os condutores deste processo golpista que a Nação se submeterá a essa farsa jurídica? Temos a certeza que o Brasil não baixará a cabeça para essa armação liderada por agentes políticos que perderam a legitimidade", diz o texto

Brasília - DF, 14/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com o Governador da Bahia, Rui Costa e parlamentares da bancada da Bahia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Brasília - DF, 14/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com o Governador da Bahia, Rui Costa e parlamentares da bancada da Bahia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR (Foto: Leonardo Attuch)

Brasília 247 – Deputadas federais, lideradas por Jô Moraes (PCdoB/MG), entregaram à Presidente Dilma Rousseff uma carta em que manifestam solidariedade, receio diante “do clima de irracionalidade e intolerância que campeia em nosso País,” e confiança de que a democracia sobreviverá, que o impeachment não terá êxito. No documento, as parlamentares também questionam se a população irá chancelar o impedimento, considerado ilegítimo por vários juristas, e de iniciativa de legisladores envolvidos em escândalos: “Pensam os condutores deste processo golpista que a Nação se submeterá a essa farsa jurídica? Temos certeza de que o Brasil não baixará a cabeça para essa armação liderada por agentes políticos que perderam a legitimidade”.  

Eis a íntegra do documento, “Carta de Deputadas à Presidenta Dilma”:

 
Presidenta Dilma,

 Queremos lhe falar, neste grave momento político da vida democrática de nosso País, a partir de nossa condição de mulheres – mães e antes de tudo políticas – que batalharam muito para chegar até à Câmara dos Deputados.

  Somos tão poucas que ocupamos o 116o lugar entre as nações da Terra em representação parlamentar feminina, apesar de ocupar o segundo lugar entre as economias das Américas e o oitavo no mundo. Que desproporção, Presidenta, entre o desenvolvimento econômico e a igualdade de gênero!

  As brasileiras, guerreiras cotidianas pela sobrevivência e pela democracia, alcançaram avanços institucionais importantes no Brasil que se traduziram em políticas públicas. Garantimos uma vitória expressiva com a aprovação da Lei Maria da Penha, a mais simbólica afirmação.

  Muitos dizem nos defender. Garantem nos apoiar.  Mas na hora em que outros interesses de partidos e grupos aparecem, saímos de cena. Foi assim, por exemplo, quando lutamos por cotas de vagas no Parlamento.

 
Neste momento em que querem tirar o mandato de uma mulher – a primeira Presidenta de nossa história –, sem comprovar crime de responsabilidade, muitos se esquecem dos compromissos conosco e votam pela interrupção do mandato de uma mulher, conquistado na urna pela vontade da maioria do povo.

  
Estamos vivendo, Presidenta Dilma, em meio a um clima de irracionalidade e intolerância que campeia em um nosso País. Não queremos pensar num dia seguinte com a Constituição rasgada, as instituições desmoralizadas e as ruas conflagradas. Como ficaremos?

  Pensam os condutores deste processo golpista que a Nação se submeterá a essa farsa jurídica? Temos a certeza que o Brasil não baixará a cabeça para essa armação liderada por agentes políticos que perderam a legitimidade.

 Presidenta Dilma, a senhora deu o melhor de sua juventude para que nossos filhos vivessem num País livre. A senhora está dando o melhor de sua maturidade para que a democracia sobreviva.

 A história lhe agradecerá, porque a vitória é nossa! Conte conosco!”

Brasília, 15 de abril de 2016
Deputadas federais: Jô Moraes, Maria do Rosário, Gorete Pereira, Luiza Erundina, Janete Capiberibe, Ana Perugini, Benedita da Silva, Erika Kokay, Luizianne Lins, Margarida Salomão, Moema Gramacho, Rejane Dias, Alice Portugal, Jandira Feghali, Luciana Santos, Professora Marcivania, Zenaide Maia

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247