HOME > Brasília

DF ganha mais 110 bicicletas compartilhadas

Programa Bike Brasília disponibilizou, nas Asas Sul e Norte, mais 110 unidades, elevando para 400 o total de bikes colocadas à disposição dos amantes do pedal; para acomodá-las, foram inaugurados mais 11 pontos de retirada e entrega, totalizando 40 espaços; de acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o sistema de bicicletas compartilhadas é uma solução sustentável para deslocamentos em pequenas distâncias; "As bicicletas facilitam a mobilidade das pessoas no centro de Brasília e também complementam o sistema de transporte coletivo"

Programa Bike Brasília disponibilizou, nas Asas Sul e Norte, mais 110 unidades, elevando para 400 o total de bikes colocadas à disposição dos amantes do pedal; para acomodá-las, foram inaugurados mais 11 pontos de retirada e entrega, totalizando 40 espaços; de acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o sistema de bicicletas compartilhadas é uma solução sustentável para deslocamentos em pequenas distâncias; "As bicicletas facilitam a mobilidade das pessoas no centro de Brasília e também complementam o sistema de transporte coletivo" (Foto: José Barbacena)

Agência Brasília - Boa notícia para quem está habituado a utilizar as tradicionais bicicletas de cor laranja espalhadas pelo centro da capital do País. O Programa Bike Brasília disponibilizou, nas Asas Sul e Norte, mais 110 unidades, elevando para 400 o total de bikes colocadas à disposição dos amantes do pedal. Para acomodá-las, foram inaugurados mais 11 pontos de retirada e entrega, totalizando 40 espaços.

A inauguração das novas estações ocorreu na manhã deste sábado (5), na 205 Norte, e contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. Ele reforçou a importância da iniciativa e revelou a intenção em expandi-la por outras regiões administrativas. "Sem dúvida é um ganho para ampliar a mobilidade das pessoas em Brasília", destacou o chefe do Executivo, que aproveitou para pedalar na companhia de sua esposa, Márcia Rollemberg, e de ciclistas.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, o sistema de bicicletas compartilhadas é uma solução sustentável para deslocamentos em pequenas distâncias. "As bicicletas facilitam a mobilidade das pessoas no centro de Brasília e também complementam o sistema de transporte coletivo".

Parceria

O programa Bike Brasília desembarcou no Distrito Federal em 2014. É resultado de uma parceria entre o Executivo local, que cede os espaços; a empresa Serttel, administradora do sistema; e o Itaú Unibanco, patrocinador da ideia. As bicicletas estão disponíveis todos os dias da semana, das 6 horas às 23h59. Para usá-las, é preciso preencher um cadastro pela internet ou pelo celular e pagar uma taxa anual de R$ 10. A bicicleta pode ser usada por uma hora e, para destravá-la, o ciclista deve acessar o aplicativo do Bike Brasília ou ligar para o telefone 4003-9846.


O governador Rollemberg estava acompanhado do diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Jayme Amorim de Sousa; do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Luduvice; do diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), Marcelo Dourado; e do administrador regional do Plano Piloto, Marcos Paco.

As 11 novas estações inauguradas estão situadas nos seguintes endereços:

Asa Sul
Estação nº 23 - Hospital de Base
Estação nº 31 - 204/205 Sul
Estação nº 32 - 305 Sul
Estação nº 33 - 104/304 Sul
Estação nº 34 - Shopping Mall, 302 Sul

Asa Norte
Estação nº 35 - 402 Norte
Estação nº 36 - 203 Norte
Estação nº 37 - 104/105 Norte
Estação nº 38 - 205 Norte
Estação nº 39 - 406 Norte
Estação nº 40 - 305/306 Norte