HOME > Brasília

Eleição de Reguffe e Rollemberg muda 2/3 das vagas do DF no Senado

A partir dos resultados destas eleições, a bancada do Distrito Federal no Senado se renovará em 2015. Das três cadeiras, duas terão novos ocupantes; sai Rollemberg, para assumir o governo do DF, e entra Hélio "Gambiarra" (PSD); sai Gim Argello (PTB), derrotado nas urnas, e assume Reguffe (PDT); somente o senador Cristovam Buarque, que tem mandato até 2018, permanece na Casa; todas as unidades da federação têm direito a três vagas

A partir dos resultados destas eleições, a bancada do Distrito Federal no Senado se renovará em 2015. Das três cadeiras, duas terão novos ocupantes; sai Rollemberg, para assumir o governo do DF, e entra Hélio "Gambiarra" (PSD); sai Gim Argello (PTB), derrotado nas urnas, e assume Reguffe (PDT); somente o senador Cristovam Buarque, que tem mandato até 2018, permanece na Casa; todas as unidades da federação têm direito a três vagas (Foto: Leonardo Araújo)

Brasília 247 - A partir dos resultados destas eleições, a bancada do Distrito Federal no Senado se renovará em 2015. Das três cadeiras, duas terão novos ocupantes. Todas as unidades da federação têm direito a três vagas.

Com a eleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) como governador, ainda na metade do mandato no Senado, seu suplente Hélio José da Silva Lima (PSD) assumirá o lugar. O Hélio “Gambiarra”, ex-aliado que se tornou desafeto do socialista, se candidatou para a Câmara Legislativa neste ano, mas abandonou o projeto eleitoral sem fazer campanha, recebendo apenas seis votos nas urnas. Ex-dirigente do PT e sindicalista, o novo senador do DF tem um currículo repleto de confusões: é acusado de abusar sexualmente uma sobrinha – a denúncia foi feita pelo próprio Rollemberg da tribuna do Senado e levou à desfiliação de Gambiarra do PT – e chegou a ameaçar direcionar dossiês envolvendo a ministra Miriam Belchior com personagens ligados a Carlinhos Cachoeira. O sindicalista nega as acusações e diz que Rollemberg as fez porque estava negociando a sua vaga.

Por outro lado, o senador Gim Argello (PTB) foi derrotado nas urnas, ficando em terceiro lugar na disputa, atrás de Reguffe (PDT), que foi eleito, e de Geraldo Magela (PT). Gim tinha como sua primeira suplente Dona Weslian Roriz (PRTB), esposa do ex-governador Joaquim Roriz (PRTB).

Com mandato até 2018, somente o senador Cristovam Buarque (PDT) permanece na Casa.