Encerrada a 1ª etapa do novo plano de segurança
Reuniões definiram os oito eixos de enfrentamento; próximo passo será estabelecer as metas de redução dos crimes nas quatro regiões do programa; diferentes forças da segurança pública vão trabalhar juntas para reduzir a criminalidade no Distrito Federal; meta da Secretaria de Segurança é reduzir a criminalidade em 8%
Brasília 247 – Foi concluída nesta semana a primeira etapa do programa Ação pela Vida – o novo plano de segurança do Governo do Distrito Federal. Todas as forças de segurança pública - polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran) – participaram das reuniões para estabelecer os pontos críticos dos oito eixos de enfretamento que vão conduzir o trabalho conjunto das forças de segurança.
Representantes de órgãos como as secretarias de Saúde e a de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) detalharam para os gestores das forças de segurança a contribuição que podem oferecer para ajudar no controle da criminalidade do DF, que o plano pretende diminuir em 8%.
Os eixos foram definidos da seguinte forma: crimes violentos letais intencionais; crimes violentos contra o patrimônio; tráfico de drogas; armas de fogo; violência no trânsito; pacificação social; reflexos do Entorno e criminalidade infanto-juvenil.
Traçada as estruturas dos eixos, a próxima fase do programa será estabelecer as metas de redução da criminalidade por regiões e formalizar os Conselhos Operacionais Regionais, que vão funcionar em parceria com as administrações de cada cidade.
De acordo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, essa primeira etapa foi "fundamental" para o desempenho do plano, porque as forças precisaram criar estruturas similares para trabalhar em conjunto. "Em um primeiro momento foi necessário um alinhamento de informações para que todos conhecessem os oito eixos e, então, pudéssemos diferenciar a realidade de cada uma das regiões", enfatizou. "Agora, passaremos à fase de definição de metas e índices a serem alcançados. Iremos estabelecer as metas e cumpri-las."
Com informações da Agência Brasília.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: