Escolha de administradores poderá ter participação popular
Proposta é do deputado Luiz Pitiman (PSDB-DF), que protocolou um mandado de injunção sobre o tema, a ser julgado nesta terça-feira pelo Tribunal de Justiça do DF; eventual mudança vem num momento em que os administradores de Taguatinga e Águas Claras foram detidos por suspeita de corrupção passiva; deputado critica "farra de apadrinhamento e indicações políticas" aos cargos
Brasília 247 - No momento em que os administradores regionais de Taguatinga e Águas Claras estão detidos por suspeita de corrupção passiva, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF julga nesta terça-feira 12 o mandado de injunção protocolado pelo deputado Luiz Pitiman (PSDB/DF) que pode mudar a forma de escolha dos 31 administradores regionais do Distrito Federal.
Composto por 17 desembargadores, o Conselho poderá decidir a favor da ação de Pitiman, que pede a regulamentação dos artigos 10 e 12 da Lei Orgânica do DF, de 1993, que preveem a participação popular na escolha dos administradores regionais e a formação de Conselhos de Representantes Comunitários.
Segundo Pitiman, se isso acontecer, acabará a farra de apadrinhamento e indicações políticas para esses cargos. O deputado afirma que hoje as administrações regionais são "verdadeiros feudos" de alguns deputados distritais governistas. "Esse é maior câncer do DF", lamenta o parlamentar, lembrando que algumas cidades do DF, como Ceilândia, são maiores e com mais população do que muitas capitais de estados. "Ceilândia é maior que Vitória (ES) e Florianópolis (SC)", diz.
Segundo ele, as regiões administrativas de Brasília, algumas delas verdadeiras cidades, deveriam ter um quadro de servidores concursados, e não como atualmente, em sua maioria apadrinhados políticos. Pitiman disse estar otimista que o Conselho do TJDF julgue a favor do seu mandado de injunção. "A participação popular na escolha dos administradores vai ser melhor para toda a população", entende o deputado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: