HOME > Brasília

Ex-comandante da PMDF anuncia que ficará em silêncio em depoimento à CPMI; assista ao vivo pela TV 247

Coronel Fábio Augusto Vieira obteve autorização do STF para permanecer em silêncio durante a sessão

O coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da PMDF (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

247 - O coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, presta depoimento nesta terça-feira (29) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas. Vieira, porém, anunciou que permanecerá em silêncio durante a sua oitiva. Ele obteve autorização para permanecer em silêncio durante a sessão, decisão concedida na segunda-feira (28) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.

Vieira chegou à sede do Congresso Nacional por volta das 9h desta terça-feira, trajando uniforme militar. Utilizando o documento obtido, o coronel exerceu seu direito de permanecer em silêncio, abstendo-se de responder às perguntas da relatora Eliziane Gama (PSD), que encabeçava a lista de questionamentos. Ele justificou a posição alegando que a defesa não teve acesso aos autos do inquérito. 

Fábio Augusto Vieira, juntamente com outros seis oficiais da PMDF, foi detido em 18 de agosto por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. As prisões foram realizadas devido à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa os militares de omissão no combate aos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Desde o último dia 18, o coronel está sob prisão preventiva. 

Vieira está sendo acusado de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de estado e dano ao patrimônio público. 

Acompanhe ao vivo pela TV 247: