FHC fez consulta pró-Arruda a Gilmar Mendes
Ex-presidente Fernando Henrique admite em nota ter procurado ministro do STF para saber se julgamento do candidato impugnado a governador de Brasília José Roberto Arruda (PR) seria apreciado pela corte a tempo de ele concorrer às eleições; "Apenas indaguei ao ministro Gilmar se havia chance de isso ocorrer", admitiu o líder tucano; em 2012, ex-presidente Lula foi cercado de críticas sob acusações de ter procurado Mendes para discutir o processo do chamado mensalão; "Fiquei escandalizado", disse Gilmar; agora, ministro reconhece que "praticamente todos os políticos" querem saber sua opinião sobre aplicação da Ficha Limpa; Arruda está sendo julgado esta noite pelo TSE

247 – O ex-presidente Fernando Henrique admitiu em nota divulgada nesta terça-feira 26 ter procurado o ministro Gilmar Mendes, do STF, a pedido do candidato a governador de Brasília José Roberto Arruda, do PR. A intenção era saber se havia condições de o Supremo julgar o recurso de Arruda contra a cassação de sua candidatura, com base na lei da Ficha Limpa.
- O ex-governador Arruda falou comigo a respeito de seu recurso ao TSE. Queria que o julgamento ocorresse a tempo de, se favorável, concorrer ao governo de Brasília. Como sempre, sou muito cuidadoso nessas matérias. Apenas indaguei o ministro Gilmar se havia chance de isso ocorrer. Fui informado de que haveria um julgamento anterior que pré-julgaria o caso. Nada mais pedi a ninguém nem nada mais me foi dito, disse FHC em texto ao jornal Folha de S. Paulo.
O problema, para ele, é que, em 2012, protagonista de uma situação do mesmo tipo, o ex-presidente Lula foi execrado por ter supostamente pressionado o mesmo ministro a trabalhar para adiar a apreciação do julgamento do chamado mensalão, a Ação Popular 470.
- Fiquei escandalizado, resumiu, naquele momento, o ministro do STF.
Em um diálogo telefônico que foi gravado, o ex-governador Arruda disse ao advogado Eri Varela que o ex-presidente tucano estava "trabalhando" a seu favor. Em contas feitas a Varela, que também é advogado do ex-governador do DF Joaquim Roriz, Arruda disse estar temeroso pelo resultado de seu julgamento, marcado para esta terça-feira, a partir das 19h00, no Tribunal Superior Eleitoral:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE- É mais difícil conseguir quatro votos no TSE do que um milhão de votos para governador de Brasilia.
O advogado concordou com o candidato que está impugnado pela Justiça de que as chances de vitória hoje são pequenas. Ele, no entanto, deu esperanças de que a situação pode ser revertida no Superior Tribunal de Justiça.
O ministro Mendes, que quando foi procurado por Lula revelou o encontro como um assédio à sua independência, afirmou, sobre o telefonema que FHC admitiu ter dado, que não se lembre especificamente desta ligação. Ele preferiu generalizar:
- Praticamente todos os políticos me perguntam sobre a lei da Ficha Limpa, procurou justificar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEO conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247