TV 247 logo
      HOME > Brasília

      GDF tenta desburocratizar a vida dos empresários

      Uma reunião debateu medidas para que Brasília se torne a primeira unidade da Federação a ter procedimentos simplificados na abertura e no licenciamento de empresas — o que deve ocorrer até o fim de junho; desde outubro, os empreendedores brasilienses contam com facilidades no fechamento de negócios, graças a um projeto piloto em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República; "Estamos trabalhando para simplificar a regularização e incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Brasília", disse o governador Rodrigo Rollemberg

      Uma reunião debateu medidas para que Brasília se torne a primeira unidade da Federação a ter procedimentos simplificados na abertura e no licenciamento de empresas — o que deve ocorrer até o fim de junho; desde outubro, os empreendedores brasilienses contam com facilidades no fechamento de negócios, graças a um projeto piloto em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República; "Estamos trabalhando para simplificar a regularização e incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Brasília", disse o governador Rodrigo Rollemberg (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Étore Medeiros, da Agência Brasília - Uma reunião nesta sexta-feira (29) debateu os encaminhamentos necessários para que Brasília se torne a primeira unidade da Federação a ter procedimentos simplificados na abertura e no licenciamento de empresas — o que deve ocorrer até o fim de junho. Desde outubro, os empreendedores brasilienses contam com facilidades no fechamento de negócios, graças a um projeto piloto em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) da Presidência da República.

      No encontro do governador Rodrigo Rollemberg com o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, foi discutido como integrar em um único sistema a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o Número de Inscrição do Registro de Empresas, e aspectos de viabilidade e licenciamento dos empreendimentos. Participaram também os secretários da Fazenda, Leonardo Colombini, e de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, além de outros integrantes dos Executivos federal e distrital.

      "Estamos trabalhando para simplificar a regularização e incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Brasília", comentou Rollemberg. Segundo ele, o governo vai elaborar um projeto de lei, com a ajuda da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que viabilizará os procedimentos de redução da burocracia para empreendedores.

      Cerca de 97% dos negócios em atividade no Brasil são de pequeno porte. De acordo com o ministro Afif Domingos, as medidas também vão beneficiar os grandes. "Os instrumentos estão aí, a vontade política existe, e agora nós vamos juntar forças para que ainda no mês de junho transformemos Brasília em um modelo nacional de simplificação."

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: