Indígenas acampam em Brasília em protesto contra PL do Marco Temporal
O objetivo do protesto é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela derrubada do Marco Temporal e postergar a tramitação do PL no Senado
247 - A partir desta segunda-feira (5), representantes dos povos indígenas do Brasil inteiro se reúnem em um acampamento na Esplanada dos Ministérios como forma de protesto contra o PL 490, do Marco Temporal, já aprovado na Câmara e prestes a tramitar no Senado Federal. A informação é do portal Metrópoles.
O objetivo do protesto é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela derrubada do Marco Temporal - a Corte deve julgar o caso nesta quarta-feira (7) - e postergar a tramitação do PL no Senado. O projeto, aprovado na Câmara na última terça-feira (30) por 283 votos a 155, restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal.
De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), espera-se que mais de 2 mil indígenas participem do acampamento. Também estão previstos atos para outras capitais por todo o Brasil, na atual Semana do Meio Ambiente.
