Lista de personalidades negras da Fundação Palmares contará com Mussum, Wilson Simonal e Luiz Melodia

Apenas pessoas que já morreram poderão ser homenageadas pela fundação. Camargo excluiu Gilberto Gil, Elza Soares, Martinho da Vila, entre outros

Mussum
Mussum (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A lista de personalidades notáveis negras que a Fundação Cultural Palmares, comandada por Sérgio Camargo, destaca será alterada em dezembro. 

Atualmente conta com homenagens a pessoas vivas e homenagens póstumas, que vai de Gilberto Gil a Zumbi dos Palmares, passando por Malcolm X e Martin Luther King Jr.

Porém, segundo reportagem do Estado de S.Paulo, a partir de agora, apenas pessoas que já morreram terão a chance de se tornar ‘notáveis’. Portanto, a exclusão de Gilberto Gil, Elza Soares, Martinho da Vila e outros será automática.

Nas redes sociais, Camargo já definiu que irá incluir quatro novos nomes: Mussum, Wilson Simonal, Luiz Melodia e João do Pulo. Segundo ele, assim, o “Brasil finalmente vai ter orgulho da galeria da Fundação Palmares”.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, 11, serão observados na seleção: “relevante contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação”; “os princípios defendidos pelo Estado brasileiro” e “outros critérios que poderão ser avaliados, de forma motivada, no momento da indicação”. Ele também citou “mérito” e “nobreza de caráter”.

A política de Camargo foi criticada por setores do movimento negro, que lembraram seus ataques a personalidades importantes da história da luta do povo negro, como Zumbi, que foi chamado de “filho da puta que escravizava pretos”, em junho, numa conversa onde ele também diz que o movimento negro é uma “escória maldita”, composto por “vagabundos”.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247