Matérial radioativo é encontrado perto do Distrito Federal
Para-raio com amercio 95, derivado do plutnio estava em um terreno de obras no Novo Gama; rea ficou isolada por seis horas; no h perigo para a populao
Brasília 247 – Um para-raio contendo amerício 95, um derivado do plutônio, foi encontrado na madrugada de quinta-feira (5) num canteiro de obras no Novo Gama, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal (DF). Área ficou isolada durante seis horas para a retirada do material.
O objeto, encontrado por um pedreiro, tinha etiquetas na borda que indicavam perigo radioativo. Segundo o técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Adriano Lobo, que esteve no local, o uso deste para-raio foi suspenso na década de 80, mas não traz riscos de contaminação.
“A quantidade de amerício, material radioativo encontrado nestas presilhas, é inofensiva ao ser humano. O nível é bastante baixo. Se eu pegar cinco mil pratos desses poderia causar algum dano”, garantiu Lobo.
A recomendação da CNEN é para quem tiver um para-raio como esse entre em contato pelo número 3433-6300 para entregar o objeto.
Com informações do portal G1.
