CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Ministros do STF veem Lula fechado a sugestões para próxima indicação

Magistrados avaliam que Lula escolherá alguém de confiança e com o qual tenha canal direto para substituir Rosa Weber. Ministros do STF até agora não foram procurados para opinar

Luiz Inácio Lula da Silva e Rosa Weber (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam, segundo Bela Megale, do jornal O Globo, que o presidente Lula (PT) não está aberto a sugestões de nomes para serem indicados à próxima vaga na Corte, que será aberta após a aposentadoria da presidente do tribunal, a ministra Rosa Weber, em outubro.

"Quem chegar com nome, vai pagar mico", resumiu um ministro. Três magistrados consideram que os ministros do Supremo poderão até ter o 'poder' de chancelar o nome escolhido pelo presidente, mas não de sugeri-lo. Por enquanto, dizem eles, Lula não os procurou para falar sobre o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O consenso é de que Lula usará o “critério Zanin” para escolher o próximo ou próxima ministra da Corte. Isto é, o presidente buscará um nome de confiança e com o qual tenha canal direto.

Entre os cotados pelos ministros do STF estão o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. No entanto, há também uma forte expectativa de que Lula escolha uma mulher, para não reduzir a já pequena representação feminina do Supremo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO