MP faz 2ª fase de investigação de contrato da Cruz Vermelha com GDF
O Ministério Público do Distrito Federal e a Polícia Civil fizeram buscas na casa do ex-secretário-adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde Fernando Antunes e na sede da secretaria; a medida faz parte da segunda fase da operação "Genebra", que investiga irregularidades na contratação da organização social Cruz Vermelha de Petrópolis para gerir duas UPAs em 2010; a mulher de Antunes, Márgara Raquel Cunha, também é alvo das investigações
Brasília 247 - O Ministério Público do Distrito Federal e a Polícia Civil fizeram nesta quarta-feira (28) buscas na casa do ex-secretário-adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde Fernando Antunes e na sede da secretaria. A medida faz parte da segunda fase da operação "Genebra", que apura irregularidades na contratação da organização social (OS) Cruz Vermelha de Petrópolis para administrar duas UPAs em 2010 - uma em Recanto das Emas e outra em São Sebastião. A mulher de Antunes, Márgara Raquel Cunha, também é alvo das investigações, que apontaram Antunes como diretor financeiro da Cruz Vermelha Brasileira e a mulher dele como presidente da entidade em Goiás até 2013.
A Cruz Vermelha Brasileira afirmou que Antunes não foi levado para prestar depoimento, que ele estava no Rio de Janeiro e embarcou no começo da manhã para Brasília. O relato é do G1.
De acordo com as investigações, 12 membros da Secretaria de Saúde, do Conselho de Saúde do DF e da organização social se uniram para direcionar uma licitação da pasta com o objetivo de favorecer a Cruz Vermelha, contratada ilegalmente. A OS chegou a ser paga, mas não prestou serviço algum.
O grupo está sendo investigado pelos crimes de dispensa de licitação, uso de documento público falso, peculato (uso de cargo público para conseguir vantagem pessoal) e lavagem de dinheiro. P MP quer recuperar os R$ 3,46 milhões repassados à entidade em 2010, quando foi contratada para administrar as duas UPAs. Corrigidos, os valores chegam atualmente a R$ 8,95 milhões.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: