CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Novo juizado em Sobradinho

rgo funcionar no Frum local e ser especializado em crimes de violncia domstica; inaugurao ocorre na tarde desta quarta-feira

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 – Cerimônia marcada para esta tarde (14h30) vai inaugurar o novo juizado especializado em crimes de violência doméstica na cidade satélite de Sobradinho. A autarquia funcionará no Fórum da cidade.

O novo juizado focado em crimes domésticos vai dar maior agilidade, por exemplo, no cumprimento da lei Maria da Penha. "Essa exclusividade permite que juízes e promotores de Justiça especializem-se e levem em consideração as questões de gênero", analisa promotora de Justiça Alessandra Morato. Segundo ela, quando um Juizado é compartilhado com outros tipos de delitos, juízes e promotores têm de atuar e entender sobre diferentes temas. "Essa falta de especialização prejudica o trabalho de todos, já que as peculiaridades que envolvem a mulher nem sempre são observadas", afirma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estudos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza pesquisas desde antes a implementação da Lei Maria da Penha. Esses estudos são destinados a mapear as intervenções mais eficazes no enfrentamento da violência doméstica. Em uma dessas análises, realizada em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB), constatou-se que menos de quatro em cada dez medidas são deferidas de imediato pelo Poder Judiciário no Plantão, ou seja, sem que o juiz tenha qualquer contato com os envolvidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse estudo, publicado em 2009, a pesquisadora Mayra Cotta, da UnB, ressalta a hesitação dos juízes em deferir medidas típicas do direito de família (prestação de alimentos, separação de corpos e suspensão de visitas), embora a Lei Maria da Penha preveja atenção integral, e não apenas intervenções de conteúdo penal.

A abertura da unidade em Sobradinho faz parte do plano de expansão do Judiciário no DF. Em março, o Pleno do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) aprovou a criação de quatro novas unidades judiciais no DF. Além de Ceilândia, que receberá um Juizado semelhante ao de Sobradinho, foi criada a 5ª Vara Cível de Taguatinga e a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com informações do MPDFT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO