HOME > Brasília

Operação derruba quatro casas em área de preservação na Vicente Pires

Cerca de cem policiais participaram da ao, mas no houve confronto; moradores protestaram com cartazes; casas ficavam em rea prxima ao crrego.

Quatro casas construídas em área irregular na Vicente Pires e 250 metros de muro foram derrubados na manhã desta segunda-feira (26). A operação teve o apoio de cem policiais militares e seis carros do Batalhão de Choque. Um morador tentou resistir à derrubada, os demais protestaram usando faixas com os dizeres: “Regularização sim!!! Derrubada não!!!”, mas não houve nenhum conflito com os policiais.

A operação foi coordenada juntamente pela Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e pela Agência de Fiscalização (Agefis), que disponibilizaram 157 servidores para a derrubada.

O Seops informou que as três residências de alvenaria e uma quarta de madeira foram derrubadas por estarem em área de preservação ambiental, próximas ao córrego Vicente Pires e a uma mina d'água. Ainda pela manhã o Seops e Agefis tentaram entrar em outro condomínio de Vicente Pires, onde seriam demolidas seis das 36 casas do local. No entanto, moradores fizeram uma barreira de carros na guarita e impediram a entrada dos equipamentos para demolir as construções.

O diretor de Operações da Seops, major Ségio Messias, informou que a ação foi planejada para retirar as construções mais recentes e próximas ao córrego. Ele disse que as casas eram inabitadas, mas estariam sendo ocupadas pelos pedreiros das obras.

De acordo com a Seops, a ação facilitará o processo de regularização dos imóveis que não ocupam área de preservação. A secretaria pretende fazer outras ações semelhantes ao longo da semana.

Com informações do G1.