Parque dos Jequitibás é aberto ao público

Localizada em Sobradinho, rea passou por reformas e instalaes de novas estruturas de lazer; obras fazem parte do programa Braslia, Cidade Parque, que pretende transformar a cidade em capital da rea verde

Brasília 247 – A população de Sobradinho recebeu na manhã deste sábado (28) a primeira etapa das obras de implementação e reforma da infraestrutura do Parque dos Jequitibás.

A iniciativa faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, criado pela atual gestão Fo governo do Distrito Federal com o objetivo de implantar, em parceria com instituições públicas e privadas, 69 parques ecológicos e 22 unidades de conservação no DF, de forma sustentável.

Na primeira fase do Jequitibás, foram aplicadas duas compensações ambientais e florestais de construtoras que atuam na capital, em um investimento de R$ 600 mil.

“Estamos entregando o quarto parque dentro do programa. Fizemos reformas importantes, que dão vida ao parque, preservam o meio ambiente e proporcionam qualidade de vida à população. Aqui os moradores de Sobradinho poderão desfrutar de um ambiente agradável para convivência com a família e os amigos. Isso é saúde!”, destacou o governador Agnelo Queiroz, reafirmando o compromisso do governo com os processos de compensação ambiental, esquecidos pelos governos anteriores.

Entre as melhorias, realizadas junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), estão a reforma de espaços já existentes e a oferta de novas possibilidades de lazer. Para o secretário Eduardo Brandão, a proposta do programa Brasília, Cidade Parque vai elevar o nome de Brasília.

“Esse é o modelo que a Brasília pode mostrar ao país e ao mundo: o de uma cidade que já implementou o conceito de economia verde, tendência nos dias de hoje. Estamos pensando globalmente e agindo localmente”, enfatizou Brandão.

O presidente do Ibram, Nilton Reis, ressaltou a agilidade das obras, concluídas em menos de seis meses. “A reforma teve início no final de outubro e já entregamos a primeira etapa. Sem dúvida teremos mais ações, não apenas em Sobradinho, mas em todo o Distrito Federal, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Nova estrutura – O Parque dos Jequitibás possui 11,2 hectares e foi criado para ajudar na preservação da fauna e da flora da região, criando condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, situado dentro do parque.

Nesta primeira fase foram reformados locais como a sede administrativa, o anfiteatro (que ganhou bancos e um fundo de palco), as quadras de esporte e os playgrounds, com a instalação de equipamentos mais seguros e produzidos em madeira. A quadra de basquete foi totalmente restaurada e o cercamento do parque foi complementado.

A população conta, ainda, com novidades como uma pista de skate de alto padrão, construída conforme as normas da Federação do Skate do Distrito Federal e Entorno. Uma estrutura apropriada para a prática do esporte era uma demanda antiga das crianças e dos jovens de Sobradinho.

Um novo estacionamento, pavimentado com bloquetes que facilitam a absorção da água pelo solo, também foi instalado no parque. A área de convivência recebeu uma cobertura, a fim de garantir proteção contra o sol e a implantação do circuito inteligente de ginástica. A unidade ainda passará por outras obras, entre elas as de manutenção dos espaços e de revitalização do Ribeirão Sobradinho.

com informações da Agência Brasília.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247