Perto das eleições, sistemas do TSE saem do ar, mas tribunal nega ataque hacker

O tribunal afirmou que a queda de vários de seus sistemas nesta quinta-feira, 12, foi causada por uma “sobrecarga interna”. Em nota, o TSE disse que o problema não afetará eleições no domingo

TSE
TSE (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Sistemas e site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saíram do ar nesta quinta-feira, a 3 dias das eleições municipais. O tribunal afirmou, entretanto, que a queda de vários de seus sistemas nesta quinta-feira, 12, foi causada por uma “sobrecarga interna” e não tem relação com ataques hackers.

“O travamento de equipamento de infraestrutura, um datacenter, está sendo solucionado por técnicos do tribunal em parceria com técnicos do fabricante. Na noite desta quinta, os sistemas começaram a ser normalizados, e a expectativa é de retomada plena nesta sexta-feira (13)”, disse em nota o TSE.

Ainda a corte disse que o problema técnico “não afeta nenhum processo relacionado à votação deste domingo (15), como preparação de urnas, totalização de votos e transmissão de resultados”.

“É importante lembrar que a urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede, seja por cabo, wi-fi ou bluetooth. Ou seja, a urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema. Além disso, a totalização dos votos após o envio das informações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) funciona por meio de rede privativa criptografada.”

Recentemente, o site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi atingido por ataque hacker que impossibilitou a atuação do tribunal por uma semana. Segundo reportagem, o objetivo do ataque era atingir o TSE e desmoralizar o sistema eleitoral.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247