HOME > Brasília

Pesquisa revela que o Brasil tem um 'agroparlamento'

Levantamento Genial/Quaest investigou o grau de ascendência de diferentes setores sobre as decisões do Congresso. Agronegócio e o mercado financeiro são os mais influentes

Colheita de milho (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

247 - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (10) revela que o agronegócio é o setor com maior influência sobre as decisões do Congresso Nacional. A pesquisa ouviu deputados federais e, segundo o levantamento, o agro tem 77% de poder de influenciar nas decisões da Câmara. Em segundo lugar aparece o mercado financeiro (58%) e em terceiro o setor industrial (52%).

Ainda figuram na lista o setor de comércio (39%), terceiro setor e trabalhadores (20%) e organizações internacionais (15%). 

A 1ª pesquisa Genial/Quaest com deputados federais revela que a avaliação do governo Lula na Câmara é parecida com a encontrada na população: 35% dos deputados avaliam positivamente - na população são 37%. Avaliação negativa na Câmara chega a 33% - na população a 27%.

A pesquisa ouviu 186 deputados de 21 partidos, em uma amostra representativa do plenário da Câmara. O percentual de deputados por partido é semelhante a do universo da Câmara. Assim como a distribuição por região.