Prioridade do governo é aumentar a arrecadação, diz Padilha

Responsável pela articulação política, ele destacou que não há planos imediatos para alterar a meta fiscal

Alexandre Padilha
Alexandre Padilha (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou que a principal prioridade do governo é impulsionar a arrecadação, descartando qualquer intenção de modificar a meta fiscal no momento. Em uma vitória para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o debate interno resultou na decisão de manter a meta de déficit zero, conforme estabelecido no arcabouço fiscal.

Padilha, responsável pela articulação política, destacou que não há planos imediatos para alterar a meta fiscal, e que o enfoque do Executivo está na aprovação de medidas destinadas a fortalecer as receitas do país, segundo reportagem do Valor. A controvérsia em torno da meta fiscal teve início com uma declaração do presidente Lula, defendendo que a meta "não precisa ser zero".

continua após o anúncio

Apesar da batalha nos bastidores entre os ministros Haddad e Rui Costa, o governo, por meio de Padilha, assegurou que a mudança na meta seria considerada apenas como último recurso, a ser avaliado após o relatório de receitas e despesas, em março, e o contingenciamento de recursos. A discussão sobre o contingenciamento, apresentando números divergentes, destaca a complexidade do cenário fiscal que o governo enfrenta.

Em uma reunião que contou com a presença do presidente Lula, ministros e parlamentares, ficou decidido descartar a revisão da meta fiscal. Apesar da decisão, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Danilo Forte, ressalta que os parlamentares ainda têm a possibilidade de propor emendas que alterem a meta fiscal no plenário do Congresso Nacional, mantendo a discussão viva no cenário político brasileiro.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247