HOME > Brasília

Relator no TSE diz que chapa Dilma-Temer será julgada em 2017

Ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, deve apresentar no início do ano seu relatório-voto na ação que investiga irregularidades na campanha presidencial de Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014; "Neste ano não será mais possível", diz ele; julgamento poderá resultar na cassação de Temer, que terá de deixar o cargo de presidente da República

Rio de Janeiro - O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin durante o 1º Congresso Mundial de Direito Ambiental, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) (Fernando Frazão/Agência Brasil) (Foto: Gisele Federicce)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve apresentar no início do ano seu relatório-voto na ação que investiga irregularidades na campanha presidencial de Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014.

"Neste ano não será mais possível", diz o relator do processo, em entrevista ao Estado de S.Paulo. "Ainda faltam mais perícias, eventuais manifestações das partes sobre elas, avaliação da força-tarefa sobre essas manifestações, alegações finais. E só então é que eu posso elaborar o meu voto. Diante desse quadro, objetivamente, é impossível fazer o relatório neste ano", explicou.

A decisão do ministro-relator será oficialmente anunciada na terça-feira, durante sessão plenária do TSE. O julgamento poderá resultar na cassação de Temer, que terá de deixar o cargo de presidente da República.

Caso o processo fosse julgado ainda em 2016, o País teria eleições diretas para a escolha de um novo presidente. Mas ficando para o ano que vem, e confirmada a cassação de Temer, haverá eleições indiretas, com o substituto sendo escolhido pelo Congresso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: