Renan 'vou cobrar indicações para comissões'
Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedirá nesta terça-feira 10 que os líderes dos blocos e partidos indiquem os nomes dos senadores que vão compor as 12 comissões permanentes da Casa; após as indicações, o parlamentar mais idoso de cada colegiado convocará uma reunião para a eleição de presidente e vice-presidente
Rodrigo Baptista, da Agência Senado
O presidente do Senado, Renan Calheiros, pedirá nesta terça-feira (10) que os líderes dos blocos e partidos indiquem os nomes dos senadores que vão compor as 12 comissões permanentes da Casa. Após as indicações, o parlamentar mais idoso de cada colegiado convocará uma reunião para a eleição de presidente e vice-presidente.
Nove dos 15 partidos estão coligados, formando três blocos: Bloco da Oposição (PSDB e DEM), Democracia Participativa (PSB, PP e PPS) e União e Força (PR, PTB, PRB e PSC). Os outros seis partidos, incluindo o PMDB e o PT, que têm as maiores bancadas, não formaram blocos e participam da montagem das comissões individualmente.
— Vou cobrar hoje que os líderes intimem as indicações para a comissões. A partir das indicações e da publicação, o mais idoso convoca e faz a eleição para presidente e para vice. A composição das comissões ela se faz pela indicação dos blocos partidários. Quando não houver bloco, se faz pelo partido - reiterou Renan.
Cada senador pode integrar até três comissões permanentes como membro titular e outras três como suplente. Apenas o presidente do Senado está impedido de atuar em comissões.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: