Resultado de eleição para conselhos tutelares no DF será divulgado amanhã
A Secretaria da Criança do Distrito Federal decidiu recontar os votos de 18 equipamentos e só anunciar nesta terça-feira (6) o resultado definitivo da eleição para conselheiros tutelares; a pasta informou que 26 equipamentos apresentaram falhas; havia 1,6 mil urnas em 21 pontos de votação
Brasília 247 - A Secretaria da Criança do Distrito Federal decidiu recontar os votos de 18 equipamentos e só anunciar nesta terça-feira (6) o resultado definitivo da eleição para conselheiros tutelares. A pasta informou que 26 equipamentos apresentaram falhas. Havia 1,6 mil urnas em 21 pontos de votação. Mesmo assim, a coordenadora da comissão, Andrecinda Pina, avaliou como "vitorioso" o processo.
"O dia foi muito tranquilo, mais do que esperávamos. As ocorrências foram simples e bem resolvidas. Todas as urnas que apresentaram defeito foram substituídas", declarou, conforme relato do G1.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou neste sábado (3) a liminar que impedia a eleição dos novos conselheiros tutelares do Distrito Federal. As eleições foram canceladas duas vezes.
A decisão de suspender o concurso foi assinada na quinta-feira (1) e publicada pela desembargadora Maria de Lourdes Abreu. No dia 25 de setembro, o Judiciário acatou o pedido de um candidato que teve o registro negado por falta de apresentação de documentos.
O DF tem 40 conselhos tutelares do DF, cada um com cinco conselheiros. Para este ano está prevista a eleição de 200 representantes e 400 suplentes. Os salários são de R$ 4,8 mil.
Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselhos tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos de menores de idade. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode votar. O eleitor deve levar o título de eleitor e um documento oficial com foto.
