Rumo ao Pódio prepara atletas para 2020

Serão selecionados 30 jovens de 16 a 21 anos; seletivas começam nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho; interessados precisam correr 600 metros em menos de dois minutos; trabalho será acompanhado pelo medalhista olímpico Joaquim Cruz; veja como participar

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Agência Brasília - O Governo do Distrito Federal vai selecionar 30 jovens, de 16 a 21 anos, e investir na preparação deles para se tornarem campeões olímpicos. Eles farão parte do programa Rumo ao Pódio Olímpico, realizado pela Secretaria de Esportes do DF em parceria com o Instituto Joaquim Cruz. O lançamento e a assinatura do termo de cooperação ocorreram na manhã desta segunda-feira (14), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O programa tem a missão de concentrar esforços e recursos financeiros para formar atletas de alto rendimento com grandes chances de conquistar medalhas olímpicas nos jogos de 2020. Para isso, vai investir R$ 1,4 milhão por ano.

O secretário de Esporte do DF, Célio René, explicou que os recursos para a formação dos 30 jovens virão diretamente da inciativa privada, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. "Começaremos com o atletismo, mas temos metas para implantar o programa em outras modalidades", afirmou.

Os jovens atletas contarão com treinamento especializado, suporte de uma equipe multidisciplinar, transporte, alimentação, assistência odontológica e bolsa auxílio de aproximadamente R$ 1.000. Além disso, o trabalho da equipe técnica e os treinamentos serão acompanhados pelo medalhista olímpico Joaquim Cruz, que é o atual técnico da seleção paraolímpica norte-americana.

Preparação

O Centro Olímpico da Ceilândia será a estrutura de base para a realização do programa, que começa nesta terça-feira com a abertura das inscrições das seletivas. Divididas em quatro fases classificatórias, as seletivas ocorrerão nos dias 2, 9, 16 e 23 de junho. Uma das exigências do programa para a primeira fase é que os candidatos consigam correr 600m em menos de 2 minutos. O início da preparação está programada para o dia 3 de setembro de 2012.

Para o diretor-executivo do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Vidal de Oliveira, o programa conta com um método de preparação que já foi utilizado por equipes de outros países com grande êxito. "Por isso, nós acreditamos que, com o trabalho de oito anos em dedicação integral, o grupo de atletas terá plenas condições de competir por medalhas", avaliou Vidal.

O recordista olímpico dos jogos de Berlim (1998), na Alemanha, o maratonista Ronaldo da Costa, será um dos participantes do grupo que selecionará e treinará os 30 jovens. "Com toda a estrutura que vamos oferecer, oito anos é um tempo razoável e que vai nos permitir alcançar nosso objetivo", afirmou Ronaldo da Costa, que também foi campeão da Maratona de São Silvestre, em 1994.
Programa Rumo ao Pódio Olímpico

Exigências para a participação: Ter de 16 a 21 anos e correr 600 metros em menos de 2 minutos.

Inscrições para seletivas: De 15 a 30 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cronograma das seletivas

Local: Centro Olímpico da Ceilândia.

Primeira fase (2 de junho): teste para cerca de mil inscritos;

Segunda fase (9 de junho): teste para os 400 melhores resultados;

Terceira fase (16 junho): teste para os 200 melhores resultados;

Quarta fase (23 junho): teste para os 200 melhores resultados;

De 2 de julho a 31 de agosto: treinamento para os 50 melhores resultados e classificação dos 30 atletas do programa;

Dia 3 de setembro de 2012: início do programa de treinamento.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247