CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Seu Teodoro se despede aos 91 anos

Um dos maiores defensores e divulgadores do bumba-meu-boi e do tambor-de-crioula na capital do Pas, o maranhense faleceu neste domingo (15); o velrio, no Centro de Tradies Populares, em Sobradinho, vai at as 11h de segunda-feira (16)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília247 – A cultura popular de Brasília perdeu um de seus principais mestres. Seu Teodoro Freire, o principal idealizador do Bumba-meu-boi no Distrito Federal, morreu na madrugada deste domingo (15), no Hospital Santa Helena, em Brasília. Aos 91 anos, o maranhense lutava contra um enfisema pulmonar, agravado nos últimos dias.

O velório de Seu Teodoro Freire será neste domingo (15/11) no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, na Quadra 15, Área Especial 2. A solenidade tem início às 12h de hoje e se estende até as 11h desta segunda-feira (16). Após, seu corpo será cremado no Crematório de Valparaíso (GO).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Precursor da mistura de ritmos e sons na cidade, Seu Teodoro foi responsável por preservar e divulgar o bumba-meu-boi e o tambor-de-crioula. O trabalho feito por ele ao longo de décadas foi tombado como patrimônio imaterial do DF. O artista popular recebeu diversas homenagens, entre um reconhecimento da Ordem do Mérito Cultural, dada pelo presidente à época, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Nascido em 1920, em São Vicente Ferrer, a 280 quilômetros de São Luís (MA), Teodoro Freire chegou à capital em 1962. Nos anos seguintes, começou a trabalhar na Universidade de Brasília e criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, onde deu início à luta a favor das tradições populares.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O trabalho iniciado por Seu Teodoro não será interrompido. Um dos filhos do artista dará continuidade às atividades em defesa do bumba-meu-boi e do tambor-de-crioula. Nos próximos dias, porém, o clima será de luto. No site oficial do artista popular, familiares afirmam que o período de festejos de São Sebastião, iniciado no dia 10, será mantido por “ter muitas orações e uma parte religiosa muita significativa”, consta do site.

Já a festa Bumba-meu-boi e Tambor-de-crioula de Seu Teodoro, em comemoração aos 49 anos do tradicional evento e prevista para acontecer em 20 de janeiro, foi cancelada pela família. “Não há mais clima”, disse um dos filhos dele, Guarapiranga Freire, em depoimento ao site oficial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO